em

Como trabalhar com a incerteza e se manter de maneira positiva dentro da empresa?

Limites

Quando a gente diz que o ambiente é de incerteza precisamos entender que incerteza nada mais é do que o desconforto, que é de certa maneira até mesmo o medo, o temor que nós enfrentamos quando vislumbramos o futuro e percebemos que não temos a menor condição de prever o que irá acontecer. Talvez até tenhamos medo de não estarmos preparados para encarar medos que temos e cobranças que virão a respeito da nossa qualificação, a respeito do conhecimento que temos.

*****

Perfil

Enfim, a incerteza é aquele momento em que o ser humano efetivamente reconhece que encontrou seus limites, reconhece que precisa evoluir, reconhece que não está tão seguro assim. Se você observar, incerteza significa não saber de maneira certa o que irá realmente acontecer e isso leva muita gente a identificar o seu perfil de personalidade. Algumas pessoas não percebem, mas têm um perfil totalmente controlador. São pessoas que precisam ter todos os processos que irão acontecer frente na sua vida devidamente mapeados e, principalmente, sob seu controle.

*****

Capacidade

Talvez o grande aprendizado que essa crise está apresentando para as pessoas que têm esse perfil controlador é o fato que a partir de hoje terão de aprender a baixar o estresse e gerenciar situações de incerteza, situações em que de certa maneira não sabem o que vai acontecer. A dica é ter certeza do que você é capaz e não ter certeza do que irá acontecer. Quando você identifica as suas capacidades, as suas competências, você vai perceber que está muito bem qualificado para uma série de situações que sequer você tem noção se irão acontecer ou não. Resumindo, quando a incerteza sobre o futuro bate o que nos salva é a certeza sobre a nossa capacidade. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.