em

Como transformar o ambiente de trabalho em algo propício para o desempenho de um profissional?

Animação

Muitos profissionais costumam reclamar que o ambiente de trabalho nem sempre é favorável para que consigam desenvolver bem a sua carreira. Isso acontece, via de regra, porque os próprios profissionais não tomam o devido cuidado para analisar se eles não estão contribuindo para deteriorar um ambiente, ou o que é pior, às vezes eles estragam um ambiente que é bom. Em bom português significa que você vai trabalhar numa equipe e enquanto está muito animadopercebe logo no primeiro dia que seus colegas não apresentam a mesma animação, o mesmo empenho, a mesma vontade que você para transformar aquela área num local muito bom para se trabalhar.

*****

Espelho

Na medida em que o tempo passa continuam tendo a mesma postura e você, ao contrário, vai esfriando essa empolgação até que chega uma hora que você mesmo se torna uma pessoa que detrata, que estraga o ambiente e que inclusive retira o ânimo, a motivação dos colegas. Por isso é importante que nós tenhamos sempre em mente que o ambiente de trabalho é uma espécie de espelho, que demonstra e que refletecomo nós estamos nos sentindo. O primeiro passo para que se construa um ambiente de trabalho propicio para que as pessoas trabalhem mais animadas e desenvolvam tanto a sua carreira como um trabalho coletivo é que cada pessoa se preocupe com o grau de contribuição que faz todos os dias dentro da empresa.

*****

Estímulo

A dica é que você se preocupe em trazer sempre algo bom, algo que levante a moral, algo que leve os seus colegas a um nível de estímulo maior para trabalhare para isso uma outra dica importante: eliminar as frases negativas, eliminar aquela mania de ficar reclamando e pondo defeito em tudo aquilo que, em primeiro lugar, você não consegue mudar, e em segundo que só serve para denegrir, que só serve para desanimar todo mundo. Resumindo, se você fizer a sua parte e eliminar principalmente contribuições negativas, a tendência é que o ambiente de trabalho já se torne cada dia melhor. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.