em

Como uma pessoa pode identificar qual o seu perfil profissional?

Gostar

Para falar de perfil profissional é importante entendera diferença entre aquele que gosta do que faz e aquele que se realiza trabalhando em determinada atividade. Gostar vem do latim e significa sentir o gosto, sentir o sabor. Logo, uma pessoa que gosta do que faz sente o mesmo sabor todos os dias e pode ser que com o decorrer do tempo ele acabe enjoando desse sabor. A coisa vai perdendo a graça. Em bom português, quem apenas gosta do que faz no fundo está numa linha de tendência de cair na rotina e perder esse gosto.

*****

Positivismo

Entretanto, há pessoas que se realizam com atividades que desempenham e realizar vem do latim res que significa coisa, que significa verdadeiro, significa que uma pessoa que se realiza nas atividades que faz tem uma carga adicional de emoção, de novidade, de energia, todos os dias. Pessoas que se realizam não sentem cansaço, não reclamam do esforço adicional e sempre tem positivismo para encarar todos os problemas que acontecem no seu dia-a-dia. Pessoas que se realizam de certa maneira até agradecem quando os problemas aparecem porque eles apenas enaltecem, aumentam a sua sensação de realização.

*****

Realização

Assim, para que uma pessoa construa o seu perfil profissional é importante entender como evoluiu essa questão. Antigamente se valorizava quem tinha coeficiente de inteligência, um teste lógico, matemático, que determinava o quanto a pessoa sabia. Depois entrou o indicador de inteligência emocional. Esse coeficiente determina o quanto essa pessoa sabe se relacionar com os colegas e clientes no trabalho. Eu entendo que hoje um perfil profissional deve levar em consideração esses dois itens: coeficiente de inteligência e coeficiente emocional, mas também as atividades que trazem realização para essa pessoa. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.