em

Como utilizar a letargia para não esquecer de informações importantes?

Esquecer

A neurociência tem demonstrado que fixamos melhor algum tipo de informação, algum tipo de situação, quando temos um impacto emocional vinculado a eles. Para isso gostaria que você, leitor, fixasse também uma palavra importante: letargia. No grego, letargia significa esquecimento embora se procurar no dicionário significa a pessoa que não consegue mais ter sentimentos, uma pessoa indolente. A indolência é quando você não tem capacidade de expressar, de perceber, de manifestar sentimentos.

 

*****

Relevância

Letargia como esquecimento vai levar você a entender que o lado bom do esquecimento é se livrar de uma série de experiências negativas que o impediriam de tentar novamente. Já imaginou se cada erro que você cometesse ficasse lembrando o resto da vida e isso acabasse sendo uma espécie de impeditivo para tentar novamente e dessa vez acertar? Contudo, de outro lado, a letargia também tem um aspecto ruim que é quando a gente não consegue guardar informações que são relevantes para o nosso desempenho profissional.

 

*****

Apelo

A dica de hoje é para quando você precisar guardar uma informação para sua atividade profissional tente antecipar uma possível situação positiva ou negativa, mas que tenha uma densidade, um forte apelo emocional como se estivesse recebendo um elogio por não ter esquecido uma informação ou imagine-se sendo humilhado, tendo um problema seríssimo de natureza negativa porque se esqueceu daquela informação. É assim que a gente aprende a utilizar os truques da nossa memória para ter um melhor desempenho profissional utilizando a letargia. Pense nisso!

 

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.