em

Continuando a pensar…

Lílian Yara de Oliveira Gomes – CRP  08/17889

 

 

Na semana que passou abordei acerca de Inteligência. Seu conceito, tipos… E não me referi à Inteligência Emocional.

 A “Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles”. Temos vivido tempos difíceis em que a emoção tem se confundido com o uso de reações instintivas, agressivas e impessoais às quais muitas vezes nos chegam anônimas pelas redes sociais, pelas mensagens subliminares e por meio da mídia.

Se escolhêssemos, como seríamos? Ansiosos, depressivos, explosivos? Todos esses estágios acontecem de forma inconsciente. Não escolhemos, ficamos, estamos… e estar ansioso, faz parte do nosso comportamento; deprimir também… e em certas situações também explodimos. Temos que nos perceber melhor, “olhar por dentro” e verificar o porquê de certos estágios emocionais.

“E por que será que às vezes não conseguimos controlar nossos impulsos e sentimentos? O que ocorre é que o nosso lado emocional do cérebro funciona mais rapidamente do que o lado racional. Ou seja, enquanto estamos agindo no calor da emoção, nossa razão ainda está processando o fato e analisando. A partir do momento que começamos a perceber que somos movidos principalmente pelos sentimentos, é que vemos a necessidade de entender os pilares da Inteligência Emocional !”

“A importância da inteligência emocional é para a vida. Sua essência se dá quando conseguimos conciliar o lado emocional e racional do cérebro, neutralizando as emoções negativas, às quais produzem comportamentos destrutivos e, então, potencializar as emoções positivas para gerar os resultados desejados”.

Daniel Goleman, jornalista científico especializado nessa área, elenca os cinco pilares da Inteligência Emocional (IE):

1 – Conhecer as próprias emoções

2 – Controlar as emoções

3 – Automotivação

4 – Empatia

5 – Saber se relacionar interpessoalmente com clareza e respeito

Portanto, “toda aprendizagem tem uma base emocional”. – Platão.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.