em

Coworking na área de educação amplia experiências e oportunidades para professores

A procura pelos serviços de economia compartilhada (coworkings) vem crescendo entre nós. Em alguns setores essa atividade é bem comum, porém, no setor da educação, isso é pouco explorado. A Porto Educação é um dos únicos coworkings do país voltados exclusivamente ao ensino. Conversamos com Rodrigo Silva, diretor da Porto Educação. Confira a seguir!

O que é a Porto Educação e com que propósito ela foi criada?

A Porto educação é uma escola para professores e gestores educacionais e, recentemente, foi criado um coworking ligado à educação. Um espaço compartilhado para pessoas que trabalham ou queiram trabalhar com a educação.

O que a Porto disponibiliza em infraestrutura e serviços e quais são os diferenciais?

O coworking da Porto Educação conta com salas para professores darem aulas particulares, salas para cursos, reuniões e eventos. Além disso, conta com um leque de cursos voltados à formação docente de professores – cursos de curta duração cujo objetivo é o de levar ferramentas e inovação ao trabalho dos professores em sala de aula. As escolas de educação básica contam com pacotes anuais de assinatura e contratam um número de cursos por ano para seus professores.

Sendo um dos únicos coworkings no país, voltado exclusivamente ao ensino, vocês lançam algo pioneiro nesse nicho?

Certamente é pioneiro, uma vez que abre um espaço onde circulam profissionais de diversas áreas, mas que respiram o tema da educação constantemente. Ele está pensando/trabalhando em suas áreas, mas está buscando soluções, seja em cursos ou serviços para o setor educacional. Nesse sentido, a Porto torna-se um ecossistema que congrega diversas áreas, todas pensando/respirando o tema educação. Outro ponto é o foco em formação continuada de professores, um dos pontos mais importantes no trabalho da Porto, dado que é um tema de grande relevância hoje, mas ainda pouco explorado, mesmo sendo comprovadamente um caminho que traz resultados significativos para a educação. Um professor atualizado, motivado, antenado ao mundo que o cerca é certeza de uma educação mais conectada, atualizada e, portanto, que surte efeito e entrega resultados.

Com o anúncio do corte de verbas na educação e, consequentemente, um mercado instável, em que posição você enxerga a Porto Educação neste momento?

Certamente o mercado educacional vive instabilidades, mas vive também perspectivas em diversos campos. O professor é um profissional que não necessita estar apenas ligado à escola hoje. Ele faz assessorias, correções, elabora material didático, dá aulas particulares. E nos últimos tempos, tem buscado outras plataformas, como o Youtube, por exemplo. Nesse aspecto, lançamos um curso de Youtube para professores, buscando a figura de um professor mais empreendedor, que se utiliza do seu conhecimento para gerar negócios e criar novas formas de se colocar no mercado.

 

Frase:

“Empreender é o pensamento seguido da atitude de fazer acontecer” (Bruno Bezerra)

 

Hamilton Fonseca |Seleção de Executivos |Fusões & Aquisições | [email protected]

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.