em

De volta ao trabalho: em meio a quarentena, registro de ponto aumenta em até 51% nos estados do Brasil

Apesar de ainda estar determinado o isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, muitas empresas resolveram voltar à ativa por conta da crise econômica. Segundo levantamento da Pontomais, empresa de tecnologia para RH que tem cadastro de mais de 10 mil empresas e 300 mil colaboradores no país, os estados que tiveram mais aumento no registro de ponto, até o fim de abril, foram Piauí (51%), Goiás (21%) e Distrito Federal (16%).

A pesquisa também aponta uma queda no número de admissões desde janeiro deste ano, tendo uma diminuição expressiva no período da quarentena. Comparando março e abril, a redução chegou a 60% nas empresas do banco de dados da Pontomais. O levantamento também mostra queda de 32% nos desligamentos e 23% nos afastamentos de colaboradores. Retomando às atividades ou seguindo em home office, é importante manter a saúde, o bem estar dos funcionários e também a produtividade. E pensando nisso, o CEO da Pontomais, Hendrik Machado, separou algumas dicas para todos que estão batalhando nessa pandemia.

4 dicas para empresas que estão voltando à rotina

Estabeleça regras de cuidados contra a Covid-19

O primeiro cuidado que uma empresa deve ter nesse período é com a saúde dos colaboradores. É preciso ficar atento e seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde, como o uso de máscara, ter álcool em gel nos ambientes da empresa, evitar ar condicionado para que tenha uma corrente de ar no local, respeitar o espaço das pessoas colocando um certo distanciamento entre elas.

Crie um rito de retomada

É importante criar um rito de retomada, ou seja, criar uma ação intimista que motive os colaboradores. Pode ser um presente para celebrar o retorno deles na empresa, uma mensagem otimista prevendo os projetos futuros, um discurso falando tanto sobre dos cuidados desse momento, quanto da importância deles para a empresa e até de repente um café da manhã para marcar essa retomada do serviço.

Use o que funcionou na quarentena

Pensando em melhorias para empresa, é importante que o gestor faça uma reflexão sobre a quarentena e as estratégias usadas nela para ver o que melhorou o rendimento de trabalho. Na Pontomais, por exemplo, temos feito o "Daily Scrum", que é uma reunião diária onde as pessoas dão um feedback do que foi feito no dia anterior para começar um novo dia de trabalho..

Faça um replanejamento

Para encerrar com chave de ouro, a última dica que é bem importante é pensar em um replanejamento. As pessoas retornam com dúvidas de como colocar as coisas em prática e de onde retomar. Então apresentar um novo planejamento é muito importante para que o trabalho volte a fluir bem. Além disso, pensando no financeiro da empresa, é importante rever também os gastos que foram cortados e fazer uma avaliação bem crítica se vale a pena reinvestir.
 

4 dicas para empresas em home office

Enfatize os cuidados necessários na pandemia

Para empresas que seguem em quarentena, é muito importante que o gestor mantenha o discurso do isolamento pensando na saúde dos seus funcionários. Incentivar que as pessoas continuem tendo cuidados com a higiene nesse período e que só saiam de casa em casos extremos é primordial principalmente para a melhora do quadro do país.

Ajude a equipe com boas estratégias

Em relação a rotina de trabalho, é importante que o responsável pela empresa ajude os funcionários a atingirem seus objetivos. O gestor deve ajudar os colaboradores com soluções frequentes de formas de trabalho que trarão mais resultados. É importante continuar traçando estratégias para a empresa independente do setor que você está.

Inove na sua empresa

Como gestor, provoque novidades na empresa. Tente fazer coisas que você ainda não fez para que gere interesse nos seus funcionários.

Comemore cada conquista

E para finalizar, há algo que é muito importante nesse momento: comemorar com os colaboradores todos feitos, principalmente os pequenos que muitas vezes são deixados de lado. Por conta da crise, a situação está complicada em todas as áreas, e provocar ações de reconhecimento de trabalho motiva ainda mais os funcionários além de deixá-los mais engajados. https://pontomais.com.br/

 

FRASE

“Recomeça… se puderes, sem angústia e sem pressa e os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade, enquanto não alcances não descanses, de nenhum fruto queiras só metade” (Miguel Torga)

 

*HAMILTON FONSEA ([email protected]

Participe das matérias com seus comentários e faça sugestão de temas que gostaria de ver abordados.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.