em

DOENÇA DO PÂNICO E ACUPUNTURA

Tacyana Schmidt

 

O que é a Síndrome do Pânico?

Síndrome do Pânico é um distúrbio psicológico que origina episódios repentinos e recorrentes de forte ansiedade e medo, associado a uma série de reações físicas e emocionais como pavor, nítida sensação de que vai morrer, enlouquecer e perder o controle. Ela pode ser confundida com a fobia, onde o medo está associado a uma situação ou objeto específico. O episódio de pânico ocorre subitamente, sem nenhuma causa ou gatilho aparente, podendo ocorrer mesmo quando a pessoa está dormindo.

 

Como é tratado normalmente a Síndrome do Pânico?

Segundo a Associação Nacional da Síndrome do Pânico, a síndrome do pânico pode ser tratada de algumas formas, através de drogas ( clínico- medicamentoso), psicoterapia ou tratamentos complementares, o manejo das crises de pânico baseia-se principalmente na tranquilização do paciente com sintomas de caráter passageiro (cerca de 10-30 minutos), instruir ao paciente para que ele respire pelo nariz e não pela boca, enfatizando a importância de ele tentar controlar a frequência de inspirações no intuito de não hiperventilar. Aproximadamente 12% da população é ansiosa, o que representa 24 milhões de brasileiros com transtorno de ansiedade. Estima-se que 23% da população brasileira terá algum tipo de distúrbio ansioso ao longo da vida.

 

Acupuntura como Tratamento Complementar na Síndrome do Pânico, pode ajudar?

Com certeza! Neste universo de buscas curativas, a Acupuntura que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, tem se projetado com ótimos resultados para aliviar seus sintomas e em um grande número de casos obter o equilíbrio da cura tão almejado.

 

Como a Medicina Tradicional Chinesa trata o paciente?

A visão holística adotada pela Medicina Tradicional Chinesa destaca que os pensamentos e as emoções influenciam diretamente na força vital (energia da vida), aumentando, ou diminuindo o fluxo de energia pelo corpo. As perturbações psíquicas, relacionadas às emoções, podem perturbar diretamente os órgãos e as alterações orgânicas, podem agir sobre o psiquismo.

 

O que é Acupuntura?

Acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa, criada há mais de dois milênios na China, sendo utilizada em vários países e recomendada pela Organização Mundial da Saúde como Práticas Integrativas e Complementares, que se utiliza da colocação de agulhas metálicas em pontos específicos para harmonizar, preservar ou devolver a saúde. É um tratamento de ação rápida, que atinge três níveis no corpo: o local, espinhal e supra- espinhal, que resulta na liberação de várias substâncias principalmente neurotransmissores como:

 

•             Dinorfina (regula a percepção dolorosa, o ânimo e a aprendizagem).

•             Serotonina (regula o sono, o apetite).

•             Noradrenalina (regula o humor, a ansiedade).

•             Histamina (regula a atividade inflamatória).

•             Dopamina (regula as emoções, o prazer).

 

A prática da Acupuntura pode estar associada a moxabustão, ventosaterapia,  eletroacupuntura ou auriculoterapia.

 

Quais os resultados da Acupuntura na Síndrome do Pânico?

 

A Acupuntura se mostra promissora no tratamento da Síndrome do Pânico, por gerar a liberação de substâncias na circulação sistêmica que proporcionaram aos pacientes relaxamento muscular e psicológico, diminuição da frequência cardíaca e das percepções desconfortáveis de medo e insegurança, melhora do sono e da qualidade de vida.

 

Convidada da semana

 

Tacyana Schmidt – Acupunturista do Espaço Orion Saboaria e Aromaterapia.

Endereço: Praça Margarida Malucelli Moro nº 59. Vila Estrela.

(42) 991561-970 / (98) 99152-5128

 

Graduada em Enfermagem pela UNISUL

Especializada em Acupuntura pelo CIEPH

Especializada Enfermeira Esteta pela UNYLEYA

Especializada em Saúde da Família pela FUTURA

Cursos em: Eletroacupuntura e Laseracupuntura pela TECH ACCUS

Acupuntura no controle da dor pelo CIEPH

Acupuntura Estética pelo CIEPH

Aprofundamento em Acupuntura, Tuina e Medicina Interna pela SHANDONG OF TCM UNIVERSITY NA CHINA.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.