em

Dom Antonio Mazzarotto

 

O nome do primeiro bispo de Ponta Grossa está preservado na praça da Igreja de Santo Antonio, no Jardim Carvalho. É a praça Dom Antonio Mazzarotto.

A história de Ponta Grossa se confunde com a presença da Igreja Católica, desde o primeiro passo para se tornar independente de Castro. A elevação à condição de freguesia dependia da aprovação da Igreja. Entre outras formalidades, o povoado deveria ter uma capela paramentada, isto é, com as vestes rituais. Mas não havia nenhuma. Nem vigário permanente. Então um altar em honra de Sant’Ana foi transferido da casa de Domingos Ferreira Pinto para a Casa de Telha, ponto de parada dos tropeiros. Em 15 de setembro de 1823, por decreto imperial, o distrito de Ponta Grossa passou a ser a Freguesia de Sant’Ana de Ponta Grossa. No alto da colina mais bonita do lugar havia uma cruz de madeira no caminho das tropas. Foi o local escolhido para a construção da primeira capela, erguida com tábuas de pinho. A Freguesia recebeu seu primeiro vigário residente, o Pe. Joaquim Pereira da Fonseca. Em 1830 começa a construção da nova igreja, com paredes de pedra e cal, coberta com telhas trazidas de São Paulo (não havia olarias por aqui). A Igreja Matriz foi totalmente construída e equipada com donativos dos fiéis. Em 1852, depois de 22 anos, a Matriz estava pronta. No início dos anos 1900 foi construída uma nova igreja no mesmo local. O projeto era de Nicolau Ferigotti, arquiteto italiano. A Diocese de Ponta Grossa foi criada em 1926, abrangendo um enorme território que incluia Palmas e Guarapuava. Mas só em 1930, com o término da construção da Catedral, Dom Antonio Mazzarotto assumiu a Diocese como seu primeiro bispo.

Dom Antonio nasceu em Curitiba, onde estudou e foi ordenado padre. Recebido pelo Papa Pio XI, pediu reforço humano para a nova diocese. A resposta do Papa teria sido: Funde seu seminário e terá sacerdotes. Então Dom Antonio fundou o Seminário São José. Visitou todas as paróquias e comunidades do território da diocese, andando de carroça ou a pé, onde não havia estrada. Dom Antonio Mazzarotto morreu em 1980. A Catedral que ele conheceu recém-construida em 1930 já não existia. Foi demolida em 1979, quando a diocese era dirigida por seu sucessor, o bispo Dom Geraldo Pellanda. O primeiro bispo de Ponta Grossa foi sepultado na Igreja do Sagrado Coração (a Igreja dos Polacos). 


Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.