em

É coerente pedir ajuda para a chefia para mudar a expectativa dos colegas sobre meu comportamento?

Um grande risco

Pedir ajuda é um ato sempre nobre, tanto na vida pessoal quanto no dia-a-dia corporativo. Quem pede ajuda reconhece a sua incapacidade de resolver sozinho determinado problema, determinada situação. Logo, a questão não é pedir ajuda, mas principalmente para quem e como você pede essa ajuda. No caso específico de pedir ajuda para o seu chefe para mudar a expectativa que os seus colegas têm sobre o seu comportamento na empresa pode ser um risco muito grande.

 

*****

Firmeza

Afinal, pode ser que justamente seus colegas o admirem e exijam posições justamente porque você é uma personalidade firme, que nem sempre concorda e vai à mesma direção em que a chefia está indo. E aí, amigo, como diz o ditado popular pedir para o lobo cuidar do galinheiro é o mesmo que você pedir ao seu chefe que ajude a manipular os interesses da equipe a partir da sua liderança. Entenda que a sua liderança aconteceu de maneira natural, muito mais pelos seus atos, pelo seu comportamento do que propriamente pelas suas palavras.

 

*****

Coerência

Líderes não se impõem apenas com palavras e discursos, mas principalmente com atos contínuos, com uma coerência de comportamento. Assim, antes de querer pedir ajuda para sua chefia, o recomendável é escolher um colega da equipe, que você confia mais e pedir a ele uma opinião sincera, uma análise crítica sobre o que você está querendo fazer. Lembre-se de que quando você tem um problema, mais importante do que pedir ajuda é saber para quem você está pedindo essa ajuda. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.