em

É possível agir com ingenuidade e ao mesmo tempo com inteligência dentro de uma organização?

Processar

Erra quem acha que uma pessoa ingênua também é uma pessoa desprovida de inteligência. A inteligência é a capacidade que o ser humano tem de processar informações, de reunir dados e principalmente de elaborar análises e conclusões de maneira positiva. Já uma pessoa ingênua é uma pessoa que consegue escolher o seu próprio caminho principalmente se livrando da influência externa, ou seja, em bom português o ingênuo sabe o que quer e não antecipa tantos problemas, ele não vê tanta maldade assim nos atos e acordos que as pessoas fazem.

 

*****

Conectar

Por isso que quando uma pessoa me pergunta se é possível ser inteligente e ingênuo respondo que a própria ingenuidade já é um sinal de inteligência tanto na hora de conectar pontos quanto na inteligência emocional que é a capacidade que nós temos de perdoar os outros, de esquecer o que aconteceu, de olhar mais para o futuro e se concentrar no que pode e deve ser feito do que propriamente lamentar, manter e alimentar o rancor sobre aquilo que já aconteceu. É evidente que todos nós seres humanos temos sim o direito de ficarmos lembrando-nos de coisas ruins evitando que elas voltem a acontecer.

 

*****

Oportunidade

Entretanto, o ingênuo é aquela pessoa que oferece uma nova oportunidade em primeiro lugar para si mesmo e depois para outras pessoas. É por isso que o ingênuo demonstra essa inteligência de saber conectar para construir novas oportunidades e ao mesmo tempo a inteligência emocional para não se deixar contaminar por coisas ruins e não permitir que essa contaminação lhe tire grandes oportunidades na vida. Essa é a diferença entre quem é rancoroso e fecha portas e quem é ingênuo e evita de fechar portas; e às vezes até abre algumas portas que foram fechadas no passado para permitir novas oportunidades. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.