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Empreendedores de bares temáticos oferecem mais do que alimentos e bebidas

 

Curitiba é uma cidade referência que aponta tendências de inovação em várias atividades, entre elas,  os segmentos de bares e restaurantes não ficam atrás. Nesta trilha os gastro bares oferecem, além de alimentos e bebidas, outros serviços para para diversão e conquista novos clientes, além de fidelizar os que já freqüentam. A partir deste conceito, os empreendedores Paulo Roberto de Almeida e a esposa Elza Obal, sócios do Claymore no Água Verde, decidiram apostar nesta  tendência e criaram espaços para exposição de carros antigos, feira de produtos artesanais e acessórios temáticos com a pegada de rock e motos, tatuagem e outras novidades que vem por aí. Conversamos com Paulo Roberto de Almeida, um empreendedor referência neste concorrido segmento.

Como foi a ideia de agregar novos produtos e serviços ao bar?

Já somos conhecidos pelos clientes tradicionais que freqüentam a casa há muitos anos, especialmente os amantes de motos e carros antigos. São pessoas que vêem sugerindo para nós a criação de novos espaços, a exemplo da exposição dos carros antigos que acontece todo primeiro domingo do mês. Alguns clientes são empreendedores e trabalham com artesanato. A partir daí começamos a fazer pequenas amostras de produtos, junto com a exposição de carros antigos ao lado Praça Elias Bittar em frente ao estabelecimento, mais conhecida por Praça Guanabara.

E a ideia da feira integrada à praça e a comunidade?

Em agosto de 2016 tivemos início o Encontro de Carros Antigos. A rua São Paulo é fechada entre a praça Guanabara  para a exposição dessas raridades sobre rodas. Geralmente, o evento é no primeiro domingo do mês, ou no segundo, dependendo do clima. A proposta era proporcionar um domingo para admirar os carros antigos, levar a família e tomar aquela cerveja  gelada com os amigos e muita conversa boa. Com o tempo a vizinhança que freqüenta a praça aos sábados e domingos começou a ampliar os passeios pelas instalações do estabelecimento, acessando as barracas de produtos artesanais. A integração à praça se deu de maneira natural, sendo um convite para caminhadas ao ar livre, regado por cervejas e petiscos.

E a ideia de eventos temáticos?

Nossos clientes gostam de confraternizar com os amigos e incentivamos eventos temáticos, como o ‘halloween’, entre outros. No próximo ano pretendemos fazer uma grande feira com a temática medieval. Temos a presença de músicos que fazem apresentações acústicas com a participação dos clientes que sugerem pedidos e acompanham os músicos.

Como são os perfis dos clientes?

Além de ser freqüentado por motociclistas e amantes de rock, são profissionais liberais, engenheiros, empresários, pois conhecemos cada um dos freqüentadores e fazemos questão de recepcioná-los

Novos planos para o curto e médio prazo?

Estamos em início de obras de um empreendimento que vai unir um pub tipicamente britânico, com música ao vivo e petiscos especiais. Nossa previsão é inaugurar a nova casa em 2020.
 

Paixão pelo que faz
O Claymore tem os donos à frente das operações e estratégias de crescimento. Eles contam com Ely Felber da Social Fever Gestora de Marketing & Redes Sociais, além de uma equipe que tem paixão pelo que faz. O segredo do sucesso é ouvir a cada um e entender que unindo forças o todo é ampliado.  Rua Amazonas, 160, Água Verde. Tel: (41) 3332-9611 facebook.com/BarClaymore/  Instagram: @claymorebar

Curtas:

* Livro: “Riqueza e miséria do trabalho no Brasil volume IV”. Coletânea organizada pelo sociólogo e professor da Unicamp Ricardo Antunes, explora os novos desenhos das relações de trabalho. Os artigos aqui reunidos, escritos por intelectuais como Ricardo Festi e Luci Praun, indagam-se sobre os rumos da nova morfologia do trabalho com as significativas transformações laborativas que caracterizam o capitalismo na era informacional-digital. Na primeira parte, o principal elemento tematizado é o trabalhador digital (infoproletariado ou ciberproletariado), levando em conta a expropriação do tempo de trabalho e de vida por empresas globais e a explosão do trabalho intermitente (zero-hour contract). Já na segunda parte, os artigos direcionam-se para a particularidade brasileira: as relações de gênero e classe, os adoecimentos, os desafios para a juventude que trabalha e o mito do “empreendedorismo”. Por fim, na terceira e última parte, as lutas de resistência são evidenciadas. As greves no contexto global e suas inter-relações com as distintas regiões e a experiência emblemática das fábricas ocupadas finalizam esta coletânea.

* Filme:“De porta em porta”. Esse é o filme perfeito para quem gosta de histórias de superação! Inspirado em um personagem real, o longa mostra as dificuldades enfrentadas por Bill Porter (William H. Macy), um homem com paralisia cerebral que, após muita insistência, consegue um emprego de vendedor. Por conta da deficiência, Bill precisa conviver com o preconceito, a rejeição e inúmeros outros desafios diários. Dirigido por Steven Schachter, é emocionante, encorajador e repleto de ensinamentos. Bill Porter demonstra como humildade, paciência, determinação, disciplina e empatia são fatores essenciais a quem deseja alcançar seus sonhos.

Frase:

“Para ver muita coisa é preciso despregar os olhos de si mesmo”(Friedrich Nietzsche)

 

*HAMILTON FONSECA

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