em

eSocial – Empregada(o) Doméstica – Imposto de Renda

O beneficio fiscal de informar o INSS pago aos empregados domésticos, para redução do imposto a pagar ou aumento da restituição já é aplicado a alguns anos na declaração anual do imposto de renda, mesmo antes da implantação do eSocial.

Porém este ano especialmente temos duas situações que acabaram gerando dúvidas para os contribuintes.

A primeira se deve no valor que deve ser informado na ficha pagamentos efetuados, pois a guia do eSocial contempla INSS descontado do segurado, INSS de contribuição, FGTS e proporcional de FGTS sobre indenização, e o valor é obtido analisando as respectivas guias de pagamento, ou ainda dentro do sistema que gera as obrigações.

A segunda que refere-se ao caso do empregado doméstico ser obrigado a apresentar Imposto de Renda devido seu rendimento incindir IR na fonte, neste caso o mesmo terá direito a receber restituição mas somente o contribuinte que apresentou a declaração anual.

Outro caso ainda dentro da segunda situação, se deve à obrigação do contratante informar os valores pagos e retidos na DIRF, sendo que esta declaração teve seu prazo de apresentação finalizado em fevereiro deste ano, ou seja, quem não apresentou deverá apresentar em atraso gerando multa automática.

Volto a afirmar a importância de contratar um profissional habilitado e com conhecimento técnico, pois somente o mesmo poderá amparar o contribuinte com informações atualizadas de acordo com a legislação vigente.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.