em

Executivo brasileiro é um dos mais flexíveis e adaptáveis a turbulências

Tendo vivenciado por várias décadas as turbulências de uma economia instável, o executivo brasileiro aprendeu a “dançar conforme a música” e sua flexibilidade servem como referência no exterior.

Há mais de 30 anos atuando no segmento de consultoria em seleção de executivos, temos analisado e interpretado dados que representam traços da cultura organizacional brasileira, em particular aspectos que caracterizam um modelo gerencial próprio, formado durante as fases turbulentas da economia que tanto impactaram na vida das empresas e na gestão dos negócios.

Os longos períodos de instabilidade, as pressões inflacionárias, o excesso de intervenções na economia, entre outros, contribuíram para a formação de um estilo gerencial adaptável a essa bateria constante de intempéries.

Não é sem razão que muitas multinacionais consideram o Brasil rota para aperfeiçoamento dos seus executivos. O estudo não pretende ser dono da verdade em suas conclusões, mas procura sugerir reflexões sobre momento de ajuste e estruturação do País e, em particular, os aprendizados adquiridos nos períodos de adversidades políticas e econômicas.

A metodologia adotada:

Executivos brasileiros e expatriados que participaram de processos seletivos para posições de diretoria e gerencia geral, forma expostos a entrevistas e submetidos a ferramentas de avaliação, registraram as suas impressões sobre os seguintes temas:

  • Impactos da globalização e da nova ordem econômica mundial no ambiente empresarial brasileiro;

  • Projeto de vida, plano de carreira, aspectos estruturais de suas competências & habilidades e adaptação às implacáveis exigências do mercado de trabalho.

A partir deste estudo, por exemplo, pode-se apostar nas melhores condições de adaptação dos executivos brasileiros e em sua plena capacidade para ocupar com eficácia postos no alto comando nas organizações multinacionais. São mais flexíveis e adaptáveis às condições turbulentas das economias globalizadas.

Conclusões: O cenário quer contar com profissionais que sejam, antes de tudo, empreendedores diante das transformações do mundo, das empresas e do trabalho. Devem primar pela autoconfiança, capacidade de assimilar o que acontece 360o graus ao seu redor e captar o que está por acontecer. Ou seja, devem ser auto motivados e capazes desenvolver liderança a partir da transparência, ética e engajamento. Afinal, reagir às mudanças não significa mudar, mas apenas adaptar-se a elas. Mudar, de fato, significa antecipar-se às mudanças.

 

FRASE: “Uma verdade enfraquece quando tenta esconder uma única mentira, e uma mentira fica mais poderosa quanto mais verdades tenta esconder.” (Inácio Dantas)

 

HAMILTON FONSECA([email protected])

Sua opinião sobre as matérias é muito importante para nós, além de agregar em diversidade de pontos de vistas, permite que conheçamos melhor o nosso LEITOR qualificado. Também envie sugestões de temas que gostaria de ver abordados.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.