em

Exercício físico e câncer: qual sua relação?

Larissa Louise Campanholi

Doutora em Oncologia pela A. C. Camargo Cancer Center

Fisioterapeuta do Instituto Sul Paranaense de Oncologia (ISPON)

[email protected]

 

Você sabia que exercício físico ajuda a prevenir o câncer? Um estudo realizado em 2015 em um importante centro de tratamento do câncer de Nova York mostrou que indivíduos saudáveis que fazem exercício físico apresentam uma alteração favorável em numerosos componentes do sistema imunológico e diminuição da inflamação crônica, o que faz com que o organismo fique mais forte para combater células que possam vir a desenvolver um tumor.

Não é novidade para ninguém que todo mundo deve fazer exercícios físicos, mas e para as pessoas que já desenvolveram o câncer? Esta regra é válida também?

A resposta é SIM!

Pacientes em tratamento oncológico ou que já terminaram o tratamento devem fazer exercícios físicos, com exceção no período do pós-operatório recente da retirada do tumor, mas assim que tiverem a liberação do médico, devem retornar a praticar exercícios, mesmo durante a quimioterapia ou radioterapia.

Antes de nos aprofundarmos melhor no assunto, devemos entender a diferença entre atividade física X exercício físico:

  • atividade física engloba qualquer movimento com o corpo que aumente o gasto energético como, por exemplo: atividades domésticas, uma corrida até o ponto de ônibus, um passeio com o cachorro, uma caminhada até o supermercado, etc.
  • exercício físico consiste em movimentos corporais organizados, com determinada duração, intensidade, ritmo e frequência, cujo objetivo é melhorar o condicionamento físico. Exemplo: caminhada diária de intensidade moderada, corrida, natação, musculação, etc. O exercício físico auxilia na redução do percentual de massa gorda, aumento da massa magra e preservação da massa óssea.

Em 2010 foi publicado um Guideline de Exercícios para sobreviventes de câncer do Colégio Americano de Medicina Esportiva, que incentiva a prática de exercícios, visto que historicamente pacientes oncológicos eram desencorajados a se exercitar.

Mais recentemente, em 2018 a Sociedade de Oncologia Clínica da Austrália lançou uma declaração de posicionamento em que confirma que o exercício em pacientes oncológicos é seguro e eficaz e deve ser realizado semanalmente por no mínimo 150 minutos de exercício aeróbico de intensidade moderada, acrescido de 2 ou 3 treinamentos resistidos de intensidade moderada por semana. Ainda ressalta que o exercício deve ser incorporado como parte do tratamento padrão do câncer, assim como outros tratamentos oncológicos (quimioterapia, radioterapia). O exercício físico ajuda a neutralizar os efeitos adversos do câncer e seu tratamento, devendo ser prescrito por fisiologista ou fisioterapeuta com experiência em oncologia.

Uma revisão sistemática e meta-análise de estudos epidemiológicos publicada em 2015 com 123.754 participantes que tiveram câncer de mama, demonstrou que exercício físico pode reduzir em 24% a chance do câncer voltar e diminui a mortalidade em 34%, sendo que há uma relação inversa entre exercício físico e mortes por câncer de mama.

Portanto, exercício faz bem para qualquer pessoa, tanto para prevenir o câncer como para tratá-lo. Se você ainda não se exercita, não deixe para depois. Que tal começar hoje mesmo? Não ache uma desculpa, ache tempo para se exercitar.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.