em

Fiz uma recomendação com boa intenção e fui mal interpretado: o que aconteceu?

Peso

Toda vez que fazemos uma recomendação podemos cometer alguns erros básicos. Entre eles, querer que o outro se comporte da mesma maneira que nós nos comportamos e achar que todas as coisas têm o mesmo peso, o mesmo valor para o outro e para nós. Vamos a dois exemplos simples e rápidos. Você quer fazer uma recomendação para alguém para que na próxima reunião dentro da empresa evite falar sobre um determinado tema. Você diz para a pessoa: “meu amigo, eu gostaria de te fazer uma recomendação. Acho que você não deveria falar da maneira que você tem falado, isso pode não ser bom para você, eu mesmo não faria assim”.

 

*****

Abordagem

Veja que essa recomendação está fortemente contaminada pelo meu estilo de agir e não está respeitando o estilo do outro para agir. Por isso, cada vez que formos fazer uma recomendação a alguém temos que ter a mente aberta e principalmente entendermos que é a performance, é o perfil, é o jeito do outro que determinará a sua conduta. Às vezes eu acredito que a humildade, que o não confronto pode ser melhor que uma abordagem direta. Algo mais ou menos assim: “queria te recomendar que não falasse de uma maneira clara sobre o problema, mas ao contrário, generalize, diga que todos na empresa têm aquele problema porque eu considero que será melhor para você se abordar dessa maneira”.

 

*****

Comportamento

Veja que nesse caso eu estou achando que a parte que está recebendo a recomendação tem exatamente a mesma escala de valores, as mesmas crenças que eu e, pode ser que o outro à sua maneira que é a primeira parte da minha recomendação de hoje, tenha uma capacidade de ser direto ao ponto, sem ofender ninguém e usou o seu estilo e suas crenças, não as minhas. Por isso que algumas vezes as nossas recomendações são entendidas de maneira equivocada. É quando não apenas queremos recomendar algo a alguém, queremos que as pessoas se comportem como nós agimos normalmente. Essa inclusive é a recomendação de hoje: só de alguma dica para alguém se você entender que ela está de acordo com o comportamento dela e não com o seu comportamento. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.