em

GINSENG – muito mais do que se imagina

Um pouco de sua história –   O Ginseng (Panax   ginseng) é considerado o medicamento mais ilustre da medicina chinesa, sendo utilizado há milhares de anos, como se fosse panacéia (cura todos os males).  Para esses orientais, o ginseng tem um valor mágico, chamada “raiz da vida eterna” por se acreditar  que seu uso traz vida longa, força e felicidade. Isso deve ao fato que na China , a antiga tradição de usar ervas medicinais, convive lado a lado com a medicina ocidental.

Mito do ginseng… é mesmo afrodisíaco?

Na idade Média, existia a chamada “teoria da assinaturas”, onde se associava o formato de uma raiz, folha à cura de um órgão. Quem tivesse a curiosidade de retirar uma raiz de ginseng da terra, iria observar que sua raiz tem o formato e os contornos do corpo de uma mulher.  Devido à essa semelhança criou-se o mito que o ginseng é afrodisíaco. Na verdade ele é um tônico muscular, mas nunca afrodisíaco.

 

Quais as principais indicações do ginseng?

A rica composição química do ginseng como as vitaminas B1, B2 e B3 que agem no metabolismo da glicose, ácidos graxos e aminoácios e vitamina B12, importante na formação dos glóbulos vermelhos; presença de ferro, cobalto, magnésio (importantes na manutenção de neurotransmissores ); e a presença de saponinas que diminuem as citocinas pró-inflamatórias, o ginseng  podem ter as seguintes indicações:

•           Estimulante do sistema nervoso central

•           Revitalizante físico e psíquico (stress)

•           Ação anti-inflamatória prevenindo aterosclerose (evita formação de placas nos vasos sanguíneos)

•           Vaso dilatador – aumenta o oxigênio no cérebro, evitando a degeneração provocada pelo mal de Parkinson e mal de Alzeimer

•           Regulador da pressão arterial

 

Quais os estudos recentes?

Em 2017, uma dissertação de Mestrado em Enfermagem (Brasília) comprovou que 800 mg/dia do Panax  ginseng  foi capaz de reduzir significantemente a fadiga relacionada ao câncer, que se traduz por uma sensação de exaustão física, emocional, cognitiva,  angustiante e persistente, provocadas por essa enfermidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.