em

Google lança novo algoritmo que irá afetar diretamente em como são feitas as pesquisas no seu buscador

O Google é o ponto de partida para muitas pessoas que procuram coisas na internet, porém em algumas vezes os resultados das pesquisas podem não ser perfeitos. Os usuários podem digitar palavras erradas ou usar alguns termos fora de contexto e dessa forma fica ainda mais difícil para a ferramenta trazer os resultados esperados.

 

Pensando em aperfeiçoar as buscas, a gigante de tecnologia lançou o BERT, esse é o nome do algoritmo, sigla para Bidirectional Encoder Representations from Transformers, ele foi lançado nesta semana para os países de língua inglesa e logo estará disponível para o restante do mundo.

O que é o Google BERT?

 

O Bert é uma tecnologia de rede neural que tem como objetivo aprimorar o processamento da linguagem natural, ele auxilia os computadores a compreenderem a língua de forma similar ao entendimento humano, como os usuários pesquisam. Ele se concentra no processamento de palavras com o contexto de todas as outras palavras da frase, em vez de se concentrar em cada palavra, uma de cada vez.

 

Para exemplificar, foi feito um teste com a seguinte busca: “can you get medicine for someone pharmacy”  (Você pode comprar remédio para alguém em uma farmácia). O resultado para essa busca era um artigo falando sobre como encontrar uma prescrição já preenchida, quando na verdade o usuário gostaria de saber como pegar a receita para outra pessoa.

             Usando o BERT, o Google consegue mostrar agora um artigo de 2002 do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano, sobre como fazer com que um amigo ou membro da família pegue o medicamento em seu nome.

 

Essa é a maior atualização do Google nos últimos 5 anos, estima-se que cerca de 10% de todas as buscas que são feitas no Google serão afetadas e isso vai impactar diretamente no posicionamento de alguns sites. Por isso fique muito atento e monitore seu site nas próximas semanas para verificar se seu posicionamento não será afetado por algumas buscas, devido a essa atualização.

 

 

 

Alex W. Lopes, o autor é Mídia da agência de publicidade yard.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.