em

Gratidão

Lílian Yara de Oliveira Gomes

CRP  08/17889

 

Vamos vivendo a vida, os dias vão passando e nem sempre percebermos o quanto temos para agradecer. No dia a dia vamos dando um formato automático e nem nos damos conta, que ao despertar, já temos o ganho de um  dia, de um bom banho, de um café a nos esperar para o despertar de um novo dia, de alguém a nos receber.

Saímos para o trabalho, ou realizamos nosso trabalho doméstico, sem nos darmos conta de quantas coisas e/ou situações estamos vivenciando: não observamos a paisagem, se estamos com saúde para enfrentar as situações que se apresentam, se as pessoas que convivem conosco estão bem (a não ser que elas nos chamem a atenção), se nossa família nos alicerça, se temos uma rede de amigos que nos apoia, se sentimos e damos afeto, e dessa forma o “frenezi” vai se instalando.

           Para a Psicologia “a gratidão significa reconhecimento agradável por tudo quanto se recebe ou lhe é concedido. A ciência da gratidão surge como a mais elevada expressão do amadurecimento psicológico do indivíduo, que o propele à vivência do sentimento enobrecido”.

            Na Psicoterapia, poderemos identificar o quanto longe ou perto estamos de sentir gratidão. Na maioria das vezes, a procura pela Psicoterapia é pela constatação das nossas insatisfações, angústias, ansiedades, depressões e situações crônicas ou pós-traumáticas. Porém, essas situações também poderão contribuir, para o nosso crescimento enquanto ser, e delas sairmos fortalecidos(as) e também agradecidos(as). A busca pela Psicoterapia, tem sempre o objetivo de nos tornarmos seres melhores, nos conhecermos melhor para entender a nós e aos outros. Porém, nem sempre isso acontece, parece que em alguns momentos, nos sentimos piores. E é nesse estágio que podemos nos perceber melhor, ressignificar nossos conceitos, traçar novas estratégias de comportamento, perceber o mundo no “aqui e no agora”, com mais consciência. E, aqui entra a gratidão: “a gratidão abre portas para novos relacionamentos; melhora a saúde física; melhora a saúde mental; aumenta a empatia e reduz a agressividade; melhora a qualidade do sono; melhora auto-estima; e nos dá mais equilíbrio”. https://opsicologoonline.com.br/os-7-beneficios-da-gratidao/

            Portanto, conforme William Shakespeare: “A gratidão é o único tesouro dos humildes”.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.