em

História da Homeopatia

Homeopatia é também Medicina. Só que foge um pouco aos conceitos ortodoxos clínicos conhecidos. Seu criador é um médico alemão chamado de Christiano Frederico Samuel Hahnemann, que há quase 200 anos, através de seus experimentos contemplou a Ciência com novos olhares energéticos no processo de cura.

 

O que levou Hahnemann a descobrir a Homeopatia?

Foi a sua decepção diante dos métodos terapêuticos agressivos praticados na época e incapazes de trazer saúde à seus pacientes.

 

O misticismo da Idade Média

A Idade Média com seu olhar místico contempla a Ciência com verdadeiros absurdos. Como por exemplo, considerar a lepra, dor de dente, cataratas como penitências, castigos divinos. Ou se considerar os gatos como “animais do demônio” levando à sua morte em massa e oportunizando o aumento da população de ratos o que levou à propagação da peste negra que é transmitida por esses roedores. Ou ainda, se utilizar como anestésico, um composto chamado dwale, que era uma mistura de suco de cicuta +suco de alho + ópio + vinagre e vinho e que muitas vezes levou pacientes à morte.

 

Sangue sugas como tratamento? 

Sim! Porque, nessa época onde não existiam recursos para diagnosticar as enfermidades, a doença era tida como resultado do acúmulo de líquidos corporais que intoxicavam o organismo. Então, para se livrar deles, ministrava-se ao paciente diuréticos, sudoríferos, purgantes, substancias eméticas (provocam vômitos). Quando não se conseguia a cura pelo vômito, urina, suor ou diarréias, se faziam as chamadas sangrias e muitas vezes se utilizavam sangue sugas para livrar o doente de suas toxinas, com grande número de óbitos.

 

Que fez então o inconformado médico alemão? 

Hahnemann abandonou então, o exercício da Medicina e passou a viver de traduções, por ser um profundo conhecedor de vários idiomas.  Ao traduzir uma literatura científica chamada Matéria Médica (Kent) sobre uma substância chamada China (Chinchona), usada para curar a malária, ele discordou dos efeitos relatados e resolveu experimentar essa substância em si mesmo. Assim, descobriu qualidades curativas da China e comprovou a lei de cura pelos semelhantes, que já havia sido descrita por Hipócrates, o “Pai da Medicina”, A.C. Experimentou outras substancias e elaborou o Organon da Arte de Curar, literatura onde se encontram registradas as bases de sua Arte Médica, um sistema terapêutico mundialmente reconhecido.

Desde quando a Homeopatia é reconhecida como Especialidade Médica?

Chegou ao Brasil em1840 sendo reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 1980 e a partir de 1988 foi implantada no SUS.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.