Coluna ADI Paraná
Importância dos partidos
Agência Câmara
deputado Toninho Wandscheer (Foto: Agência Câmara)

"Os partidos são os pilares da organização política de uma nação. Quanto maior a participação popular e a cultura política de um país, mais fortes são os partidos e melhor é a democracia. Por meio dessas instituições é que se assegura a pluralidade de pensamentos necessária para que um sistema político não caia em um governo totalitário. A diversidade de ideias e a vontade do povo chegam ao poder por meio das lideranças partidárias" - do deputado Toninho Wandscheer (Pros).  

Greca inovador

O prefeito Rafael Greca prova que está falando sério quando quer inovação em Curitiba. Na segunda-feira, 4 de novembro, Greca sanciona a criação do Fundo Municipal de Inovação, o Inova Vale do Pinhão. A Prefeitura vai aportar R$ 10 milhões no fundo, que será administrado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, capitaneado pela presidente Cris Alessi

Agricultura familiar

A agricultura familiar é um dos fatores no desenvolvimento do setor de proteína animal nos estados do sul do país. A produção de carne de frango no Brasil deve passar de 12,8 milhões de toneladas (em 2018) para 13 milhões em 2019, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal. A suinocultura atingiu 4,1 milhões de toneladas superando as 3,97 milhões de toneladas do ano passado. “A agricultura familiar é estratégica na fabricação de alimentos, para o desenvolvimento do país e também na formação de novos empregos”, diz Dimitri Valle, da Expedição Agricultura Familiar.

Funcor

Lei que institui o Fundo de Combate à Corrupção foi sancionada pelo governador Ratinho Junior (PSD). O governador ressaltou que o Paraná é o primeiro estado a implantar um programa de compliance e integridade. O fundo vinculado à CGE Tem recursos provenientes de acordos de leniência, contratos e multas aplicadas no âmbito da Lei Anticorrupção. “Com o aporte possibilitado pelo fundo, conseguiremos reforçar ações e a estrutura de prevenção, fiscalização e repressão a práticas que causam prejuízo aos cofres públicos e, consequentemente, à população do Paraná”, afirmou Ratinho Júnior.

Estrada do Colono

Relatório do Ministério Público Federal de Foz do Iguaçu aponta diversas falhas no projeto de lei que tenta reabrir a Estrada do Colono. A procuradora Daniella Caselani Sitta critica quatro pontos da proposta: irregularidade formal, falsa premissa de que há demanda turística na região, consequências ambientais da medida e o alto custo que a reabertura teria para os cofres públicos. A Estrada do Colono é o trecho de 17 km que corta a mata preservada do Parque Nacional do Iguaçu no Oeste do Paraná.

Piracema

O Instituto Ambiental do Paraná anuncia o período de restrição à pesca de espécies nativas no Paraná a partir desta sexta-feira (1º de novembro) e segue até março de 2020. Todas as espécies nativas do estado são protegidas como bagre, dourado, jaú, pintado e lambari. É durante esse período, conhecido como piracema, que a maioria delas se reproduz. Proibição objetiva proteger a reprodução natural de espécies de peixes no Paraná.

Segunda etapa

Balanço parcial divulgado pelo Ministério da Saúde indica que o Brasil atingiu a meta global de vacinação de sarampo para crianças de 6 meses a menores de 1 ano, com o registro de 95% da população geral nessa faixa etária imunizada. A segunda etapa da campanha de vacinação está prevista para começar em 18 de novembro. O foco é a população adulta. Um novo grupo, composto por adultos de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

Topo do ranking

A Copel tem a melhor governança do Brasil dentre as empresas estatais. É o que aponta o programa a bolsa de valores brasileira. Entre as seis empresas que atendem aos critérios de certificação, a Copel é a primeira a atingir a pontuação máxima desde o lançamento dessa iniciativa, em 2017.

Feriadão lotado

A rede hoteleira de Foz do Iguaçu está com a ocupação de 100% dos leitos para Dia da Proclamação da República, 15 de novembro, aponta o Sindhotéis.

Para o feriado de Natal a taxa de ocupação, até o momento, é de 70%. "Isso significa quase a totalidade dos seus apartamentos utilizados. Acreditamos que muita gente vai sair de casa e procurar um estabelecimento hoteleiro para ficar dois ou três dias em Foz do Iguaçu", disse o presidente do Sindhotéis, Neuso Rafagnin.

Capacitação

“O Sistema Fiep, através do Senai, tem ampla estrutura e conhecimento para capacitar trabalhadores dos mais diversos setores, já levando em conta as últimas tendências que têm sido aplicadas na indústria” - do presidente da Fiep, Carlos Valter Martins em entrevista exclusiva a ADI-PR.

Planos de governo

O pré-candidato a prefeito Zé Boni (PTC) diz que fará um plano de governo para cada um dos 75 bairros de Curitiba. Zé Boni completa nessa semana ainda nada mais que 200 visitas aos bairros da capital paranaense.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.