em

ISO 56.002

Daiane Maria De Genaro Chiroli

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC

[email protected]

 

No cenário econômico mundial o termo inovação vem destacado cada dia mais. Temos a inovação como um dos objetivos de desenvolvimento sustentável e como propulsor da melhoria da produtividade em nosso país, que está muito abaixo da média internacional. Mas, o que efetivamente é inovação? Por que inovar contribui para o desenvolvimento sustentável? E o que é preciso saber para criar a inovação?

Segundo o Manual de Oslo, inovação é um novo produto ou processo, é também entendido como o seu aprimoramento. A inovação pode ser apenas dentro da organização, ou pode ser inovação aberta, onde se buscam ideias e competências externas para aprimorar tecnologias, ou ainda atividades de inovação orientadas ao usuário, ao mercado, à tecnologia e ao design, etc.

Assim, para inovar, não basta que as pessoas desenvolvam ideias sensacionais, é preciso contribuir no processo de criação de valor, numa ação de melhoramento contínuo. As ideias são pontapés iniciais na resolução de problemas reais da organização, e que originam insights inovadores, permitindo melhorias de processos, a mudança de suprimentos/materiais que geram melhores receitas, melhores formas de trabalhar e contribuem para redução de impactos ambientais. E é devido a tantos benefícios que muitas empresas buscam esta inovação. Mas, como inovar se em uma empresa não há abertura para novas ideias e ideais?

Para inovar, o primeiro processo é organizacional, é direcionar comportamentos, é exercer liderança motivadora, em que as pessoas compreendam que elas são parte integrante e necessária do processo. Cultura de inovação consiste no desenvolvimento de pequenas iniciativas, que são constantemente analisadas e dirigidas para a implementação de forma mais eficaz. Numa analogia, a cultura de inovação é como uma horta que precisa ser adubada e constantemente regada, na qual as boas sementes permitirão uma colheita frutífera. Só que se plantarmos inovações ruins, não teremos horta, assim, para ter um bom resultado, se faz necessário gerenciamento.

Para ter uma horta ou pomar, é preciso estabelecer planos de adubação e irrigação. Para ter inovação, é preciso estabelecer um planejamento organizacional sistêmico, alinhado em todas as áreas, a fim de conseguir desenvolver ações de melhorias, é preciso ter cultura, estratégias, processos e impacto. Para ajudar neste processo gerencial, a International Organization for Standartization (ISO) desenvolveu um padrão de inovação, com a norma ISO 56.002:2019 – Gestão da inovação – Sistema de gestão da inovação – Orientação. As normas ISO dão um direcionamento do que uma empresa ou startup deve possuir para obter um modelo de gestão de inovação. Nesta norma, todos os aspectos da gestão da inovação são especificamente abordados, orientando o estabelecimento, a implementação, a manutenção e perspectivas de melhoria organizacional, destinada a ser aplicável a todos os tipos de inovações, de produto, serviço, processo, modelo e método, variando de incremental a radical.

Então, se quer saber como criar uma gestão de inovação, com o documento da ISO 56.002 será possível compreender como agir, a fim de melhorar o potencial da organização, maximizando seu desempenho de maneira estruturada, e com a colaboração de todos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.