em

ISSO NÃO É PARA VOCÊ!

Por: Nelson Canabarro

Este mês fui convidado a compor a banca de avaliação de um excelente trabalho de graduação de duas estudantes de engenharia. O curioso é que quando fui professor das duas, ouvi o seu relato, corroborado por outras mulheres da classe, que no início do curso ouviram comentário do tipo: o que você está fazendo aqui? Engenharia é para homens. Ou isso não para você!. O fato é que o TCC das duas mulheres, que não deveriam estar ali, gerou uma patente de um dispositivo destinado a apoiar a saúde de idosos, que gerou uma startup para a incubadora da UTFPR, que proporcionou o aceite de uma delas no mestrado na UFSC e que é objeto de estudo de um mestrando em Fisioterapia na USP. Naturalmente nota 10. Não consigo enxergar em que ponto o fato delas serem mulheres as descredencia para qualquer coisa ou atividade na vida. Aliás, na minha carreira de professor nunca encontrei nenhum tipo de pessoa que fosse possível dizer de antemão: Isto não é para você. Simplesmente porque o ser humano é capaz de coisas impressionantes, e que a aptidão ou não nunca será um impeditivo para qualquer tipo de realização, de qualquer pessoa. O único impeditivo verdadeiro é aquele imposto pelo preconceito, pela ignorância ou pela discriminação.

SUPREMACIA BRANCA

A explosão racial vista recentemente na Europa e nos EUA expuseram um grupo de pessoas que se sentem superiores aos outros porque têm a pele branca. É SÉRIO ISSO? Superiores em que? Maior índice de vermelhidão no rosto nos dias quentes? Até onde se sabe, são feitos do mesmo material (carne e ossos). Possuem a mesma estrutura genética dos outros 7 bilhões de pessoas. Nascem do mesmo jeito. Se alimentam do mesmo jeito. E se pararem de respirar, morrem. Se não se alimentarem, morrem. Se não respirarem morrem. Se algum órgão importante parar de funcionar, morrem. Se perderem muito sangue, morrem. Frágeis como todo ser vivo. Aliás, grandes nomes de malucos que queriam impor sua supremacia morreram e desapareceram da face da Terra. Voltaram ao pó, juntamente com seus pensamentos absurdos que viraram pó.

Mas ainda pior que esse pessoal que vai para a rua e para as redes sociais são aqueles que praticam as pequenas discriminações do dia-a-dia, como as frases que essas estudantes ouviram ou atos de depreciação. Na proteção do anonimato ou como membro de um bando, sentem-se à vontade para atacar pessoas e violentar sua dignidade.

EQUIDADE

Quando todos aceitarem que as pessoas são diferentes e que essa colcha de retalhos de saberes, gostos, cores, sotaques, competências, habilidades, conhecimentos e pensamentos foi o que possibilitou que toda a humanidade caminhasse e chegasse até onde chegou essas pequenas idiotices do cotidiano vão desaparecer e poderemos avançar mais rapidamente para uma verdadeira aldeia global. Os diferentes sendo tratados de forma diferente mas com a intenção de promover e potencializar suas capacidades.

Quanto ao povo dos EUA que fala em supremacia, fico imaginando-os vibrando com Michael Jordan, Tiger Woods, Carl Lewis, Serena e Venus Williams, Muhammad Ali, Mike Tyson e Obama. Mas com um cartazinho do Hitler no meio desses posters, para não esquecer da causa.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.