em

Jornal impresso

O Jornal Comunicação do curso de jornalismo da UFPR retomou o formato impresso. O periódico é produzido por estudantes do segundo, terceiro e quarto anos do curso de curso. Pesquisa sobre a mídia mostra que 59% da população confia nas notícias veiculadas nos impressos contra 54% nas notícias na TV e 20% nas notícias de sites. A credibilidade do impresso é maior se comparar o resultado do índice de confiança com as notícias que circulam pelas redes sociais. Enquanto o jornal tem índice que chega a quase 60%, apenas 13% diz confiar nas notícias das redes sociais digitais.

Apoio

A retomada do jornal da UFPR só foi possível pelo apoio do Jornal Diário do Sudoeste – Pato Branco, integrante da Associação dos Jornais Diários do Paraná (ADI-PR), que custeou a impressão. “Agradeço ao diretor do Diário do Sudoeste, André Guarienti Almeida, que entendeu a importância da proposta e a apoiou. Sem o apoio da associação, a ideia não seria exitosa. No momento em que as universidades públicas enfrentam uma crise financeira sem precedente é fundamental que reconheçamos as boas parcerias com a iniciativa privada”, disse o professor Ricardo Tesseroli, coordenador do projeto.

 

Avicultura

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar) comprou dois equipamentos novos para o Centro de Diagnóstico Marcos Enrietti –   administrado pela Adapar. As máquinas, avaliadas em R$ 300 mil, serão utilizadas para detecção imediata dos vírus Influenza e Newcastle e fazem parte do trabalho e esforço do setor avícola em garantir a qualidade sanitária nos produtos comercializados.

Coamo em MS

A Coamo, com sede em Campo Mourão, vai construir em Dourados (MS) uma indústria de processamento de soja para três toneladas/dia, produção de farelo e uma refinaria para 720 toneladas de óleo por dia. “O resultado será a ampliação da capacidade de processamento de soja das atuais 5 mil para 8 mil toneladas/dia, o que equivale a 40 milhões de sacas/ano, e a capacidade de refino das 660 toneladas/dia para 1.380 toneladas de óleo/dia”, destaca Divaldo Correa, superintendente da cooperativa.

Sou candidato

O servidor público, Hamilton Serighelli colocou seu nome à disposição do PT para disputar as eleições a prefeito de Foz do Iguaçu em 2020. Serighelli, que mediou positivamente os conflitos agrários, considera a falta de emprego, a regularização fundiária e a saúde como os principais problemas que devem ser enfrentados na gestão pública da cidade.  

Tabletes e ônibus

O prefeito de Castro, Moacyr Fadel (MDB) entregou nesta semana 725 tabletes e 1.155 livros para diretores de escolas e centros de educação infantil (creches). A prefeitura também comprou um ônibus e um micro ônibus escolares com 59 e 44 lugares que serão utilizados pela Secretaria de Educação.

Prazo esticado

A prefeitura de Cascavel prorrogou por mais 30 dias o prazo à adesão ao programa de recuperação fiscal. A prefeitura faz, em média, 670 atendimentos de renegociações por dia. Os descontos são de até 90% sobre juros e multas moratórias, até a data de adesão do contribuinte e a dívida pode ser paga em parcela única ou em até 72 vezes.

Fora do foro

O PSB anunciou durante encontro nacional em Brasília o rompimento com o Foro de São Paulo – organização fundada em 1190 e que reúne partidos de esquerda e controlada pelo PT. Com a decisão, o PSB se afasta do petismo. "Nunca fomos tratados como integrantes do foro, apesar do PSB constar na relação de partidos. Agora, isso acabou", disse o presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira.

Fake news

O Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro a penas mais duras para quem propaga fake news nas eleições. A pena para quem divulgar notícias falsas com objetivo eleitoral é de dois a oito anos de reclusão. O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-RR), anunciou a instalação da CPI para investigar a propagação das fake news. A comissão será por 15 senadores e 15 deputados.

Encontro do PMN

O PMN faz encontro estadual neste sábado, 31, no Hotel Bristol em Curitiba. Na pauta, é claro, as eleições municipais de 2020. Na capital, o PMN deve continuar na base do prefeito Rafael Greca (DEM), ex-PMN.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.