em

Líderes podem ser maus gestores?

Empatia

Com certeza, líderes podem ser péssimos gestores e é justamente por apostar que seu carisma é suficiente para resolver todos os problemas que surgirem, que muitas empresas acabam indo à ruína. É por isso que recursos devem ser administrados por técnicas e não apenas com boa vontade ou empatia. O problema é que muitos empresários acreditam justamente no contrário. Mas por que isso acontece?

*****

Crise

O início de toda empresa é relativamente fácil. Amigos e parentes de ontem, agora se transformam, da noite para o dia, em clientes. A demanda sai rapidamente do zero para vários clientes em apenas poucos segundos e, nesta hora, aquele que não utiliza de projeção de crescimento, tende a acreditar que essa taxa irá se manter ao longo do tempo, irá crescer cada vez mais. Por consequência ele planeja um grande desenvolvimento da sua empresa em pouco tempo. E o resultado pode ser a crise financeira ou até mesmo a falência.

*****

Pai

Outro exemplo da necessidade de técnicas para ser um gestor, para evitar que um líder cometa erros é quanto à gestão de pessoas. Um líder sem o devido conhecimento pode agir como uma espécie de pai para a equipe num primeiro momento e no minuto seguinte transformar-se num carrasco que age sem dó nem piedade. Resumindo, sem as técnicas adequadas até o maior talento de liderança pode deixar de ser bem aproveitado.

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.