em

LOSNA ou ARTEMÍSIA – Cuidado com ela, apesar das suas propriedades digestivas

Uma plantinha que faz parte da maioria dos quintais das pessoas simpatizantes do uso de ervas medicinais, que parece tão inofensiva. Mas não é! Suas propriedades curativas são indiscutíveis, mas seus efeitos colaterais são altamente nocivos. 

Quem é a losna?

A Artemisia absinthium, conhecida popularmente como losna é uma planta aromática, de saber amargo conhecida desde antiguidade. Suas propriedades medicinais são citadas num papiro egípcio datado de 600 anos A.C.

Qual a lenda da losna?

Segundo uma antiga lenda europeia “a losna arrebata o valor do homem”, uma vez, que seu unguento já foi usado durante a noite para espantar os duendes e fantasmas.  Entre os mexicanos fazia parte de um ritual durante o festival dedicado à Deusa do Sol, onde as mulheres usavam grinalda de losna em volta da cabeça.

 

Quais as propriedades medicinais da losna?

Devido ao seu princípio ativo amargo e óleos voláteis, a losna estimula o processo digestivo, sendo usado principalmente:

  • Indigestão quando há deficiência na quantidade ou qualidade do suco gástrico
  • O seu amargor estimula o peristaltismo intestinal (movimento do intestino que promove a digestão absorvendo os nutrientes)
  • Estimula as secreções biliares e pancreáticas
  • Aumenta o apetite
  • A presença de absintina e santonina na sua composição química podem desenvolver atividades afrodisíacas
  • Usado como aromatizante de bebidas amargas como o vermute

 

A losna tem algum efeito colateral?

Sim!  E bem importantes! Em doses elevadas pode causar convulsões, perda da consciência, câimbra e alucinações.

 

A losna tem contra indicação?

Tem! E deve ser muito bem observada em mulheres em fase de gestação, uma vez, que pode provocar aborto e tornar amargo o leite das mulheres em fase de amamentação.

 

Quais as precauções que se deve tomar em relação ao uso da losna?

  •  Deve-se usar somente a dose recomendada e pelo tempo necessário do tratamento especificado. As altas doses devem ser evitadas, já que seus compostos bioativos atuam a nível de sistema nervoso central provocando convulsões.
  • A intoxicação pela losna, pode levar ao desmaio, coma e morte.
  • As altas doses ainda podem levar à um processo irreversível de degeneração do sistema nervoso central (absintismo), o qual provoca significativas alterações psíquicas, motoras e sensoriais

 

Qual deve ser o tempo máximo de uso da artemísia?

Nunca exceder a três semanas.

 

Como se deve preparar a losna e em que quantidade?

Chá (infusão) – utilizar 20g de sumidades floridas em um litro de água. Tomar duas xícaras ao dia, antes ou após as refeições. No máximo por 3 semanas.

 

OBSERVAÇÃO:  a losna, apesar de suas importantes ações digestivas, possui compostos psicoestimulantes, devendo ser usada sempre com parcimônia e dentro das doses e tempos recomendados! SEMPRE!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.