em

LUGAR DE CRIANÇA É…

Tenho quase certeza que você completou a frase acima com “…é na escola!”. Porque lugar de criança é na escola mesmo, aprendendo, se desenvolvendo e crescendo como pessoa. A família pode ensinar muita coisa, mas em família uma criança é uma criança, na escola torna-se um cidadão. Cada pessoa entra na escola e, após sua jornada estudantil, torna-se um adulto com conhecimento e possibilidades. É impossível dissociar a infância da escola, o que implica em dizer que é impossível separar a imagem de uma criança da imagem de um professor. São os professores que promovem as grandes revoluções mentais em cada um de nós. É o único profissional que nos acompanha em praticamente toda nossa vida produtiva. Transformam-nos, nos ensinam, nos moldam e nos inspiram. Olhando para trás na minha trajetória estudantil (que ainda não terminou) eu vejo o quanto fui influenciado e inspirado por meus professores. Lembro com carinho da Dona Áurea, minha primeira professora, que me ensinou a ler e escrever. Um dia a encontrei quando eu fazia uma palestra no CEFET para os pais de novos alunos. Ela chorava e seus olhos brilhavam quando veio conversar comigo, feliz por me ver ali, palestrando. Quando fiquei diante dela me ocorreram dois grandes insights.

PASSADO E FUTURO

O primeiro foi ao me posicionar em frente à Dona Áurea. Senti como se fosse novamente uma criança, principalmente quando ela chegou perto de mim e me chamou de Nelsinho, que era a forma carinhosa com que me tratava na escola. Foi muito reconfortante me transportar àqueles dias na infância onde havia poucas preocupações na vida, e sentir novamente aquele olhar protetor pousando sobre mim. Ou seja, e professor é para sempre. Dona Áurea me abriu os olhos e os ouvidos da mente e expôs todos os meus potenciais. O segundo fenômeno foi o entendimento de qual é a grande realização de um professor. Seus olhos brilhando por me ver palestrando me fizeram ver o quanto ela estava feliz e realizada por saber que a sua ação, lá na minha infância, foi uma das etapas que me levaram até aquele momento. E de fato ela e outros professores, todos grandiosos dentro de suas capacidades e personalidades, ajudaram a formar em mim muito do cidadão, do profissional e do homem que sou.

ETERNO PROFESSOR

Cada mestre nos deixa uma marca que nunca se apaga e todos vão estar sempre em nossa memória. As experiências que vivi pelas escolas por onde estudei sempre são testemunhadas pela figura de um professor. Hoje em dia depois de tantos anos de sala de aula já tenho a grata satisfação de encontrar ex-alunos exercendo suas profissões e vejo nos olhos deles aquele sentimento que eu tenho diante dos meus ex-professores. Por isso hoje, 15 de outubro, dia destinado a homenagear o professor, vá até suas redes sociais e faça uma lista daqueles professores que realmente transformaram sua vida. Agradeça e enalteça o trabalho de cada um deles. Em um país onde a classe do magistério tem sido bastante maltratada, onde escolas vão sendo sucateadas, talvez a sua homenagem singela e sincera possa alimentar a chama transformadora que existe no coração de cada professor. Quanto a mim, vou fazer a minha lista e agradecer aos meus formadores e inspiradores. Se lugar de criança é na escola, a alma de uma escola é formada por seus professores. Uma escola viva depende de uma quadro de docentes criativos, vibrantes e motivados.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.