em

Medos e o Inconsciente

Por Lílian Yara de Oliveira Gomes
       
Muitas vezes, deixamos de realizar nossos sonhos, devido ao nosso imaginário promover em nós um medo exacerbado, que nos paralisa, nos apavora e até nos  trava…
Se temos a possibilidade de realizar uma viagem, por exemplo, e para isso temos que ir de avião, tendo medo de altura e também de “não estarmos no controle” ou se temos que conviver com pessoas ou ambientes desconhecidos, muitas vezes podemos fazer crises de Ansiedade e/ou Medo.
“Segundo Freud, é o inconsciente que determina o nosso comportamento. Este manifesta-se no dia-a-dia de qualquer ser humano, mas, de que forma? Existem  várias formas do inconsciente se manifestar, entre as quais, os lapsos, os esquecimentos, as intuições e os sonhos!
A infância é uma fase da vida que vai condicionar aquilo que dita o inconsciente e até a nossa própria vida, uma vez que enquanto crianças, a capacidade de interpretar e dar sentido ao que acontece é mínima. Isto pode ser explicado com base nas crenças, naquilo que nos é dito pelos pais, e é aceito por nós como uma verdade absoluta. As crenças têm então uma força excepcional: somos manipulados, de forma natural, a interpretar a realidade de uma certa forma e até sem nos apercebermos de tal situação e também de não passarmos pelo nosso crivo individual. As recordações podem também explicar o porquê de sermos, muitas vezes, condicionados a não fazer algo, ou seja, o nosso inconsciente é um mecanismo protetor que visa minimizar o nosso sofrimento e evitar e até agravar situações dolorosas. 

Por exemplo, “muitas pessoas sofrem certos traumas, que podem ter origem quer na infância quer na fase adulta. Esses traumas explicam o medo que sentem em certas situações: por exemplo, ter medo da água porque caiu na piscina, ter medo de viajar de avião, e frequentar locais desconhecidos, que podem manifestar-se através do inconsciente ao longo da vida.
Quem é que já não teve a sensação de já ter visto ou vivido determinada coisa? Este fato pode ser explicado recorrendo ao inconsciente. As situações em que temos este tipo de sensações, advêm de memórias de experiências muito idênticas que tivemos no passado e que ficam guardadas na mente”. 
 “Na medida em que entramos em contato com este universo inconsciente, abrimos as portas para sermos salvos destas construções que nos aprisionam. O indivíduo tem a tendência de construir armadilhas inconscientes das quais não tem mais facilidade de sair, pois se torna difícil as enxergar como tal. Essas armadilhas têm como base suas inquietações, medos, angústias e desejos inconscientes. São fenômenos psíquicos que ocorrem em função de processos conscientes ou inconscientes, os quais podem gerar pensamentos, ideias, raciocínios, teorias e até mesmo rejeições, apavoramentos sociais, bem como formas de gerenciá-las”.(In Rosângela Siqueira Brunet, psicóloga com  Formação Clínica em Gestalt terapia).
 E, o gerenciamento desses fenômenos, poderão ser realizados através da Psicoterapia, onde o indivíduo terá a oportunidade de descobrir as causas de seus medos, de seu pânico e encontrar formas de “como” lidar com elas e até eliminá-las.
Michel Foucault disse uma vez: "Existem momentos na vida onde a questão de saber se,se pode pensar diferentemente do que se pensa, e perceber diferentemente do que se vê, é indispensável para continuar a olhar ou a refletir". E, acrescento, com a possibilidade de melhorar a sua qualidade de vida!

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.