em

MIMAR NÃO É AMAR!

Dia desses estava na fila do caixa no mercado, quando vi uma criança chorando, ela se deitava no chão e gritava muito, esperneava porque queria um outro brinquedo. O pai tentava acalma-lo, mas quanto mais o pai falava, mais ele gritava.
A mãe que pacientemente estava digitando no celular, por um momento olhou para seu filho e disse irritada que ele pegasse outro brinquedo 
Imediatamente o menino parou de gritar, se levantou e foi buscar o outro brinquedo, enquanto a mãe voltava a digitar em seu celular e o pai se sentindo aliviado com a situação.
Vi um pai refém da tirania de uma criança cheia de vontade! Vi a impotência daquele pai em pegar essa criança cheia de caprichos e vontades e tomar a mão dela e ensinar ela andar no caminho que ela tem que andar.
Vi um pai sem autoridade, um menino grande tentando em vão conduzir um menino pequeno! 
Vi uma mãe preocupada com ela mesma! Parecia outra menina empolgada com seu brinquedinho e pra se livrar logo do incomodo de seu filho gritando, concede o que ele deseja.
Que triste! Além de incompetência em lidar com a situação, e de estarem prejudicando o próprio filho, não estão exercendo o papel que de pais de um futuro adulto amoroso, generoso e promissor. Ao contrário, estão criando um futuro nocivo para toda família.
O pior é que tudo isso, se reflete nas escolas, dentro da sala de aula. Pais que têm dificuldades em colocar limites nas crianças e terceirizam essa função, para a escola. Como professora já vi de tudo na escola, criança mandando em pai e mãe e pai e mãe tentando mandar na escola.
 A consequência desse modo de funcionamento familiar prejudica a todos. Os filhos mimados crescem com uma baixa tolerância à frustração e, quando adultos, têm problemas em enfrentar as dificuldades. "Não aguenta uma contrariedade e larga a faculdade, não aguenta o chefe, vira as costas e abandona o emprego", diz Içami Tiba.
É na família que a criança aprende, e não só através do discurso, mas pelo modo como os adultos praticam o seu cotidiano, vendo os pais falar de acordo com aquilo que fazem, agir de acordo com aquilo que ensinam.” Exemplos e atitudes ensinam o tempo todo, a criança pode esquecer o que os pais falam, mas sempre se lembra do que os pais fazem”
É na família, que se aprende a amar, sem medo. A família é o ambiente mais apropriado para as maravilhosas experiências de amor. É o onde comemoramos cada novo acontecimento, cada conquista. É ter as preocupações, mas com matizes diferentes. É onde aprendemos que cada um tem seu jeito de ser. Afinal nossos filhos e netos são produtos da educação que damos a eles. Mimar, não é amar.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.