em

O Natal ideal

*Emerson Pugsley

Escrevo esta crônica em dias de grandes preparativos, que vão de horários especiais no comércio, sorteios diversos aos consumistas de plantão e muitos enfeites espalhados em todas as lojas e residências. À noite, tudo parece estar repleto de vaga-lumes, com muitas luzes a piscar.

Até este ponto estamos em perfeita harmonia. É o espírito natalino ganhando força em nossos dias.

Mas onde fica Jesus em todo este episódio? Talvez, em um cartão recebido e não lido, dormindo no presépio não compreendido, nas mensagens bonitas na teoria, com uma prática totalmente diferente.

Pessoalmente, olho para tudo isto, e fico a pensar, se estamos realmente compreendendo o sentido exato desta festividade ou apenas comendo e bebendo o nada absoluto?

Nada contra mesas fartas, presentes embrulhados em papel colorido, e famílias trocando o que tem de melhor entre seus integrantes. Mas isto é apenas o começo, pois quantas pessoas, ao nosso redor, necessitam apenas de um abraço, e nos esquecemos, ou de um carinho na forma de alimentos e preferimos ignorá-las.

Natal não pode resumir-se a mim ou tu, mas a nós. É uma ocasião, que não deveria ser apenas lembrada, uma vez ao ano, mas nos 365 dias com o mesmo significado e conteúdo. Esta festa de muitas comidas, bebidas e presentes descartáveis é abstrata e passageira.

Imaginem vocês, todos aqueles excluídos, famintos, destroçados pelo luto, violência, desigualdades, pela corrupção e tantas outras coisas que nos deixam entristecidos, como será interpretado o Natal?

Queridos leitores, é tempo de colocarmos em prática, o Natal ideal, não de abraços e palavras falsas, de inimigos secretos, de reclamações por tudo aquilo que não pudemos comprar, da falta de companheirismo, das trevas escondendo a luz dentro de nossos lares e relacionamentos, do Jesus apenas no quadro da parede ou da Bíblia empoeirada da estante.

Natal sem igual, Natal da simplicidade, da solidariedade ganhando alma, pés e mãos, do perdão ao ódio escondido, do respeito em meio a diversidade de opiniões, da verdade acima da mentira, da humildade e sorriso verdadeiro.

Desejo a todos e todas, um ótimo e abençoado Natal e final de 2014, com muitas benções alcançadas e sucesso em seus projetos pessoais e familiares. Não deixem para depois, tudo aquilo que pode e deve ser realizado agora.

 

*Emerson Pugsley é cidadão ponta-grossense

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.