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O que é Atenção Seletiva e como tirar proveito dela?

Se você já teve contato com qualquer texto ou aula de administração e marketing, com certeza já ouviu falar nos 4P’s, que são: Preço, Praça, Produto e Promoção. A publicidade e propaganda, se encaixa dentro do P de Promoção, que também pode ser chamado de Comunicação de Marketing. Esse P engloba todas as estratégias quando uma empresa precisa se comunicar com seus clientes. O marketing não é apenas a propaganda, como muita gente acha. Dentro de todas as possibilidades que o marketing nos permite explorar, eu gosto muito da Atenção Seletiva.

 

Divulgação
Lucas Ribas

Existem três formas de como o consumidor compreende uma informação recebida através da publicidade. A primeira e mais importante delas, chama-se Atenção Seletiva. Este processo funciona assim: Quando queremos comprar um produto, é como se a gente ligasse uma antena capaz de captar toda informação relacionada a este produto em nossa volta. Se estamos precisando comprar uma geladeira, o simples fato de escutarmos as palavras, geladeira em promoção, em um comercial de televisão, nos faz virar toda a atenção possível para o comercial. Palavras-chave usadas na sua comunicação farão toda diferença na hora de captar a atenção das pessoas certas, na hora certa. Uma outra maneira de utilizar a Atenção Seletiva a seu favor, é fazer variações de preço ou desconto grandes em relação ao padrão normal. Um desconto de 70% sempre chama mais a atenção do que um desconto de 20%. Esse conceito também nos explica o fato de sermos expostos diariamente a milhares de campanhas publicitárias e nos lembrarmos de pouquíssimas ou de nenhuma. As outras duas formas de absorção das informações publicitárias são a Retenção Seletiva e a Distorção Seletiva.

 

O mais importante é ter bem definido seu público-alvo e seu posicionamento. Com isso, fica muito mais fácil definir o que realmente é importante e o que você pode retirar das suas campanhas publicitárias para despertar a Atenção Seletiva do seu público-alvo e assim, conseguir criar estratégias de marketing para sua empresa que realmente dão resultado.

 

Lucas Ribas. O autor é professor e consultor da yard.

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