em

O QUE ESPERAR DESSA JUVENTUDE?

Há alguns anos fui convidado para compor o júri popular no fórum da cidade e assim participar do julgamento de alguns crimes ocorridos na cidade. Confesso que o primeiro foi interessante por ser um aprendizado, mas do segundo em diante já tornou-se um sofrimento para mim, pois como professor meu trabalho está na direção contrária da situação que estava vivendo ali.

Lembro que comentei isso durante o almoço, onde estavam os outros jurados, um policial, um advogado e o promotor e fui rebatido com argumentos do tipo:

– Veja a violência nas escolas; – A juventude não tem limites e é alienada. – Os professores estão sofrendo cada vez mais… e uma série de outros elementos que me deixaram meio inquieto, pois não lembrava de tudo aquilo ocorrendo nos locais onde trabalhei.

Rapidamente fiz uma retrospectiva do meu tempo de sala de aula e juro, não encontrei nada que justificasse toda aquela argumentação. Naturalmente encontrei adolescente problemático em algumas turmas, mas não passavam disso: adolescentes problemáticos. Já vi estudante colocando bombinha em banheiro, entupindo vaso sanitário, brigando na saída, colando em prova, zoando os colegas, sendo ríspido com professores e com os colegas, mas que no fundo eram só crianças querendo chamar atenção. De modo geral a juventude é do bem. São criativos, engraçados, educados, focados no futuro e não gastam muito tempo pensando em maldades.

PROGRAMAÇÃO MENTAL

Quando escuto falarem que a juventude é alienada penso em qual parâmetro se baseou essa definição, pois as causas da geração atual são diferentes das minhas causas, que são diferentes das causas dos meus pais e assim sucessivamente, até a distante briga entre Caim e Abel. Quando tentamos enquadrar os jovens no nosso modelo mental, podemos ter certeza que não vai dar encaixe. Não por rebeldia, nem por alienação, simplesmente porque o mindset dos jovens de hoje é diferente do meu. Nasci num mundo que não imaginava a existência da Internet. Eles nasceram em um mundo que não imagina a inexistência da Internet. Como podemos querer que eles sejam e pensem iguais a mim? Para que o mundo avance e melhore é necessário que os jovens pensem diferentes das gerações anteriores, pois cabe a eles a renovação do pensamento, a inovação, a manutenção da taxa de natalidade, a modernização e a mudança de modelos de comportamento. A nós mais velhos cabe nos adaptarmos ou nos escandalizarmos, mas não cabe controlar e conter o avanço dos jovens.

CIDADES VELHAS

Para ilustrar o papel dos jovens na sociedade, busque na memória alguma cidade que você conheça, com pequena população e sem estrutura de ensino superior ou de perspectivas de futuro para os jovens. Nessas cidades, e são centenas no Brasil, ocorre um verdadeiro êxodo de jovens em busca de oportunidades nos grandes centros. Esse jovem que tem coragem de sair de sua casa para correr atrás de um futuro melhor é aquele que tem perfil empreendedor, é transformador e arrojado, que faria a modernização do lugar. Como eles vão embora, as cidades só parecem mais velhas e estão sempre iguais e, não raro, com a população diminuindo. Por isso quando um adolescente pensar diferente de você, parecer-lhe até meio atrevido, pense que a humanidade está seguindo o seu curso e que ele irá dar sua contribuição para o futuro.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.