em

O que fazer quando a equipe se perdeu na hora de auto-organizar suas atividades?

Maturidade

O processo de gestão dentro de uma organização basicamente é composto primeiro pelo entendimento sobre o que deve ser atingido, segundo pela relevância de cada pessoa dentro desse processo e, terceiro, por uma decisão que deve ser tomada por quem tem poder para isso. Quando equipes não conseguem estabelecer um processo de auto-organização, não significa que essas pessoas não tenham ciência sobre a sua relevância, ou mesmo que elas tenham ou não ciência sobre os objetivos que devem ser atingidos. A grande questão é que lhes falta o elemento de tomada de decisão, que somente deve ser delegado por parte da alta gestão quando perceber que há maturidade para isso.

 

*****

Profissional

Então na questão: “se eu, gestor, já tentei estimular o processo de autogestão e as pessoas se perderam, como devo agir?”. Usando a verdade como maior instrumento para esclarecer a todos porque os objetivos não foram atingidos e deve deixar isso de maneira inequívoca: “olha pessoal, nossa equipe precisa amadurecer, nossa equipe precisa evoluir para que todos consigam fazer sim, o processo de auto-organização de maneira profissional e não de maneira extremamente amadora”. Em vista disso, a minha recomendação de hoje é que se você é o gestor de uma equipe, e percebeu que ao tentar fazer ou estimular um processo de auto-organização isso deu errado, simplesmente dê a esse problema o tamanho que ele merece e nada além disso,

 

*****

Paralelo

Chame a equipe dizendo-lhes que a tentativa nesse momento não deu certo, mas quem sabe, no futuro poderá ser extremamente bem-sucedida e que você como gestor retoma a sua posição e passa a distribuir as tarefas e responsabilidades para cada um, enquanto em paralelo vão aprendendo como melhorar essa relação até que chegará uma hora que todos saberão fazer o processo de auto-gestão. Simples, direto e prático. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.