em

O que fazer quando meu colega de trabalho não demonstra profissionalismo na empresa?

Alertas

Reflita: para o ser humano é mais sedutor julgar e condenar alguém por qualquer tipo de comportamento do que propriamente elogiar alguém pelo que fez. Por isso trago alguns alertas importantes para você que busca seguir o caminho do profissionalismo. O primeiro é nunca se deixe cair na sedução de julgar alguém por falta de profissionalismo, ou seja, não queira apontar a falta de profissionalismo no outro sem antes verificar se você de alguma maneira não vem cometendo os mesmos erros. Algumas vezes o ser humano gosta de apontar no outro a falta, o erro que ele mesmo comete.

 

*****

Postura

Outra dica importante é que algumas pessoas confundem profissionalismo com cordialidade, com bom relacionamento. Um profissional sempre deverá ter uma postura que não seja grosseira, que seja educada. Portanto, ser profissional não é salvo conduto para ser grosseiro, mas de outro lado também não é aquela pessoa que tem bom relacionamento que necessariamente será considerada pela alta gestão, pela sociedade, como alguém que age com profissionalismo. Às vezes um profissional tem de falar firme, tem de olhar nos olhos da outra parte e agir com a devida imposição de voz, com a devida autoridade sem que isso signifique grosseria ou signifique falta de respeito.

 

*****

Buscar

Em bom português, profissionais evitam cair na sedução de julgar os outros porque são extremamente autocríticos com o seu próprio comportamento. Profissionais não confundem profissionalismo com cordialidade, com bom relacionamento. Claro que isso tem de ser buscado e preservado, mas impor-se de uma maneira firme às vezes é necessário e eu te lembro: ser profissional não é ter salvo conduto para ser grosseiro e faltar com a educação dentro do ambiente corporativo. Pense nisso!

 

 

Luciano Salamacha

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.