em

O que o mundo empresarial deixará de pedir aos profissionais depois que a crise passar?

Nova forma

Alguns profissionais tiveram uma experiência extremamente rica durante o período de isolamento social em que não puderam ir ao trabalho e tiveram de ficar em casa aprendendo e desenvolvendo outras habilidades uma vez que sua atividade dependia de clientes e estes não estavam interagindo ou aquelas pessoas que conseguiram trabalhar de casa no estilo home office. O que é importante entender é que as empresas perceberam agora uma nova forma não apenas de delegar atividades como também de acompanhar a entrega dos resultados dessas atividades.

 

*****

Esforço

Significa que os profissionais devem tomar muito cuidado agora, principalmente quando a crise passar e as coisas voltarem ao normal, para continuarem apresentando indicadores que eu chamo indicadores de esforço que são aqueles que não demonstram o atingimento de resultados, mas pelo menos provam que a pessoa se esforçou um pouco. Perceba que o mundo corporativo não vai mais aceitar que indicadores de esforço sejam suficientes para justificar a permanência de alguém no seu quadro de funcionários, de colaboradores. O que vai determinar a partir de agora é o quanto as pessoas são capazes de entregar resultados.

 

*****

Entender

Com isso muda consideravelmente o comportamento das empresas em relação aos profissionais e por consequência os profissionais também têm de entender que algumas atividades, alguns esforços que demonstravam antes da crise não serão mais necessários, sequer serão valorizados e poderão inclusive ser motivo de críticas pela alta gestão por continuarem insistindo em demonstrar que o seu esforço basta. Resumindo, quando o assunto é um novo mercado de trabalho, as pessoas precisam entender que nada será como antes, portanto o profissional que vai se apresentar na volta não pode ser o mesmo que saiu antes da crise. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.