em

O que pode ser feito em uma empresa para diminuir a discussão de problemas futuros?

 

Motivos

A cada vez que nos pegamos discutindo problemas que ainda não existem é importante identificar os motivos que levaram a esse debate. Algumas vezes pode ter sido uma experiência mal sucedida que gerou uma espécie de trauma ou insegurança naquele profissional. Então, por consequência estabeleceu uma espécie de gatilho mental natural e inconsciente naquela pessoa que de certa maneira a impede de agir com coerência na decisão.

 

*****

Realidade

Ao contrário, faz com que a pessoa de alguma maneira lute para que os problemas aumentem e ela fique parada no tempo mesmo que isso implique na perda do desenvolvimento da carreira e em alguns casos o processo pode ser o abandono quando já se estava muito próximo de atingir o resultado. Em alguns casos essa situação é tão complexa que a causa que a pessoa tem e apresenta para negar e exagerar um problema pode não ser a real fonte daquela atitude. Algumas vezes a pessoa teve um problema no passado e não se sentiu confortável ou forte, ou apoiada para resolver o problema dentro da empresa.

 

*****

Sensibilidade

Quando surge uma possibilidade de um problema diferente acontecer no futuro esta pessoa passa a exagerar naquela discussão, mas na verdade ela está tentando conseguir atenção para ser ouvida dentro da empresa e muitas vezes resolver outros problemas. A dica é agir com sensibilidade para tentar identificar o real motivo, a real causa da discussão antecipada do problema, pois pode ser que aquele problema que a pessoa aponta, na verdade é uma espécie de bode expiatório, um pedido de ajuda para que outras questões que já existem ou estão por acontecer também sejam debatidas. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.