em

O que significa ser um analfabeto intelectual na empresa?

Inibir

O meio corporativo vem apontando através de dicas objetivas o perfil do profissional necessário para os dias atuais. Todo gestor sonha em ter uma equipe dinâmica e pensante, diferentes dos chamados analfabetos intelectuais, que até bem pouco tempo predominavam no mercado nem tanto por sua própria culpa, mas em parte pela contribuição de gestores que inibiam o pensamento criativo dos seus subordinados e, em parte pela resistência às mudanças.

 

*****

Interagir

Assim, pode-se dizer que um analfabeto intelectual é aquela pessoa que não sabe como agir, que espera que lhe digam exatamente o que fazer e como agir dentro da empresa. É, também, aquela pessoa que não interage com os outros, mostrando-lhes o que pensa e como pensa. Muitas oportunidades são perdidas por não serem utilizadas, como no caso dos recém-formados, que não conseguem emprego por não terem referências, mas que também não interagem com pessoas que poderiam lhes ajudar.

 

*****

Coragem

A dica então, para não ser tachado como analfabeto intelectual é começar a pensar em suas atitudes, começar a reconhecer quais as que prejudicam sua carreira. Procure aprender a pensar sobre as mudanças, as novas realidades e não tenha medo de mudanças. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.