em

O “repúdio” do pretenso cidadão da Associação Comercial de Ponta Grossa

Ponta Grossa é uma cidade vencedora no âmbito da educação de zero a cinco anos. O trabalho da secretária Esméria só abrilhanta a gestão do prefeito atual. Estive em Ponta Grossa e trouxe o modelo para São Paulo.

A população de Ponta Grossa tem sorte. Mas, em todo reino de frutas boas, nunca falta o verme que quer corroer a polpa saborosa. E eis que um indivíduo que não colabora com nenhuma escola, que jamais leu Paulo Freire e que não viu a palestra que dei em Ponta Grossa, começou a reclamar. Geme e requebra! Pior: se acha dono do prefeito da cidade. Quer mandar no prefeito. Faz nota de repúdio pela conduta da secretária Esméria. Quer mandar na roupa da secretária!

Quem é essa figurinha invejosa e nociva? Ah, um tal de presidente de Associação Comercial. Ele está nervoso porque a secretária Esméria homenageou o Paulo Freire, que, segundo ele, tem um “método marxista” de ensino. Ora, mas esse garoto da Associação Comercial sabe o que é a palavra “método”? Sabe o que é marxismo? Sabe quem é Paulo Freire? Nada! Sabe nada. Apenas está um pouco histérico porque são palavras que ele escuta pela boca do Bolsonaro. O problema é que Bolsonaro também não sabe nada dessas palavras. Bolsonaro não tem a menor ideia do trabalho de Paulo Freire. Bolsonaro fala coisas vazias. Sua única façanha é deixar a dentadura do maxilar escapar.

Os procedimentos de Paulo Freire são simples e diretos: faz as professoras iniciarem os trabalhos pela cultura que o aluno traz de casa, de seu meio. O não desprezo por essa cultura é o gancho para que os alunos possam participar da outra cultura – a chamada cultura escolar. Isso pouco tem a ver com Marx ou qualquer doutrina política. É um procedimento que é de bom senso, e hoje se universalizou. O êxito das escolas de Ponta Grossa mostra que as professoras manejam bem a coisa. E isso dá ganhos especiais para a cidade.

Nesse sentido, onde estiver, sempre falarei bem do prefeito e de sua secretária. Sempre lembrarei com carinho das professoras da cidade. É um serviço bem feito que se faz em Ponta Grossa, e é isso que mostro, agora, por onde passo.

Quanto ao garoto da Associação Comercial, o que ele deveria fazer, se quer apitar, é começar a pagar direito seus impostos, para ajudar a escola. E mais: talvez seja interessante ele ser mais humilde e se dirigir ao prefeito com respeito. O prefeito é administrador da cidade, não é alguém que deve ficar dando satisfação de seus atos a um só cidadão que adora gemer pelo que não conhece. 

Esse garoto da Associação Comercial não ajuda e, portanto, não deveria atrapalhar. No próximo Sete de Setembro, ele que saia de terno verde e amarelo, feito palhaço, imitando o “Véio da Havan”. Os outros, se o governo ainda for do Bolsonaro, vão sair de preto novamente.

Paulo Ghiraldelli Jr., doutor em filosofia pela USP

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.