em

O simples do complexo

*Por Lílian Yara de Oliveira Gomes (CRP  08/17889)

Em nossos dias, tem sido difícil descomplicar. As coisas e situações na vida que são as mais belas, muitas vezes ficam tão complexas e de difícil alcance. Apesar da velocidade das informações, da aproximação das pessoas pelo mundo virtual, quanto isolamento, quantos equívocos e desesperanças!
    “Complexo é uma característica daquilo que não é simples, daquilo que se mostra complicado, que não possui clareza, que é confuso, de difícil entendimento”. 
Será? Como poderemos quebrar essa característica? Não me refiro aqui ao que Freud criou, como fenômeno psíquico: “Complexo de Édipo, que designa o conjunto de desejos amorosos e hostis que o menino ainda criança experimenta com relação à sua mãe”, mas uma reflexão mais simples acerca das complexidades do cotidiano. Essas, que afastam as pessoas de se perceberem mais, de se relacionarem mais de perto, de contemplarem mais a natureza e conviverem com ela, de realizarem uma refeição e/ou encontros familiares sem a presença do isolamento trazido pelo mundo virtual.
Nas situações mais simples poderemos encontrar a nós mesmos, realizando reflexões profundas acerca do que realmente poderá dar sentido às nossas vidas. Já me deparei com desesperos e arrependimentos tão profundos por decisões precipitadas e complexas, em que comprometeram a paz das pessoas e seus familiares, só porque adquiriram “um novo bem material” que os adoeceram. 
Segundo Guilherme Sarate, in Pensador, “a simplicidade da vida é que torna as pequenas coisas em gestos tão grandes que não existe valor que possa preenchê-los”. 
Portanto, uma das possibilidades de descomplicar nosso cotidiano é aprender com o passado, não carregar os erros, fazer diferente: “se foi ruim, é experiência, se foi bom, tenha esperança”. Organize-se, seja eficiente, diga “NÃO”, deixe de ser tudo para todos, descomplique-se!
E para refletir: “A simplicidade é a sofisticação final”- Leonardo da Vince
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.