Momento Espirita
O Suicídio e a Loucura I

 

A calma e a resignação hauridas da maneira de considerar a vida terrestre e da confiança no futuro dão ao espírito uma serenidade que é o melhor preservativo contra a loucura e o suicídio. Com efeito, é certo que a maioria dos casos de loucura se deve à comoção produzida pelas vicissitudes que o homem não tem a coragem de suportar. Ora, se encarando as coisas deste mundo da maneira por que o Espiritismo faz que ele as considere, o homem recebe com indiferença, mesmo com alegria, os reveses e as decepções que o houveram desesperado noutras circunstâncias, evidente se torna que essa força, que o coloca acima dos acontecimentos, lhe preserva de abalos a razão, os quais, se não fora isso, a conturbariam.

O mesmo ocorre com o suicídio. Postos de lado os que se dão em estado de embriaguez e de loucura, aos quais se pode chamar de inconscientes, é incontestável que tem ele sempre por causa um descontentamento, quaisquer que sejam os motivos particulares que se lhe apontem. Ora, aquele que está certo de que só é desventurado por um dia e que melhores serão os dias que hão de vir, enche-se facilmente de paciência. Só se desespera quando nenhum termo divisa para os seus sofrimentos. E que é a vida humana, com relação à eternidade, senão bem menos que um dia? Mas, para o que não crê na eternidade e julga que com a vida tudo se acaba, se os infortúnios e as aflições o acabrunham, unicamente na morte vê uma solução para as suas amarguras. Nada esperando, acha muito natural, muito lógico mesmo, abreviar pelo suicídio as suas misérias.

(O Evangelho Segundo o Espiritismo – cap. V, 14 e 15)

MISSIONÁRIOS DA LUZ

Peça teatral baseada na obra do espírito André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier. Adaptação e direção Rodrigo D’Oliveira. Realização URE-2ª Região, será apresentada no Teatro Marista, dia 19/10/2019, às 20h. Ingressos na Livraria e Distribuidora FEP, no Shopping Antártica, à Rua Santos Dumont, 855, loja 3. Pré venda a preços promocionais.

PROGRAMAÇÃO DOUTRINÁRIA

A Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados, à Rua Santos Dumont, 646, realiza no próximo domingo 22/09/19 as seguintes atividades:

9h30 Evangelização Infanto Juvenil;

10h palestra com EDSON LUIZ WACHHOLZ, colaborador da entidade, com o tema: ANDAI COMO FILHOS DA LUZ.

MUITA PAZ