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Olimpíada Paranaense de Matemática

Diego Mano Otero

Doutor em matemática pela USP

Professor Adjunto da UFPR

Membro da Comissão da Olimpíada Paranaense de Matemática

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É muito recorrente a fala de que a matemática está em todo lugar, porém às vezes é difícil a tarefa de convencer as pessoas de como ela está no nosso cotidiano. Para superar essa barreira os professores de matemática, no dia a dia letivo, trazem problemas interessantes mais perto da realidade aproximando a disciplina dos alunos. De todas as ciências básicas, a matemática possui um ponto que a torna ainda mais estimulante, que é o fato dela ser muito desafiadora por possuir um caráter de abstração absoluta. A recompensa de tais desafios é desvendar a beleza que existe por trás da matemática.

Pensando nos desafios e belezas da disciplina, anualmente organizam-se competições matemáticas nacionais e internacionais para estimular ainda mais os alunos e detectar promissores matemáticos e matemáticas. No Brasil temos a maior competição de matemática do mundo a Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP), organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que é uma das referências em pesquisas em matemática no nosso país. A partir do sucesso deste projeto, desenvolveram-se vários outros de treinamentos e competições matemáticas. Desta forma, os professores expandiram um círculo de treinamento e/ou competição matemática tornando mais acessível a participação dos alunos interessados.

Um dos projetos de treinamento desenvolvido pelo IMPA para competições matemáticas é o Programa Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI) (http://poti.impa.br/). Este projeto visa preparar os alunos do ensino fundamental e médio para competições matemáticas nacionais e internacionais. Atualmente no estado do Paraná existem seis polos onde é possível fazer o treinamento. Para os professores de qualquer rede de ensino que queiram desenvolver o treinamento entre seus alunos, basta solicitar à coordenação do POTI que sua instituição seja um dos polos voluntários do projeto. Cria-se assim o comprometimento de ministrar aulas semanalmente para os interessados. O programa e a estrutura das aulas já estão todas preparadas e o acesso é totalmente gratuito.

Um exemplo de polo no estado do Paraná onde este projeto mostrou bons resultados é o polo do POTI (http://www.mat.ufpr.br/poti/) vinculado ao Departamento de Matemática na UFPR (DMAT-UFPR). No DMAT o curso é oferecido desde 2016 e tem gerado bons frutos para os alunos que acompanham com seriedade até o final. Em 2016, 14 alunos que cursaram o POTI obtiveram medalhas em competições muito disputadas de matemática no país. Nos anos seguintes, onde a divulgação do curso foi maior, este número aumentou e as conquistas foram 30 alunos medalhistas do POTI em 2017, e 22 alunos medalhistas do POTI em 2018.

Uma extensão deste projeto no DMAT, cujo objetivo é aproximar os alunos da matemática do ensino superior em disciplinas como Teoria de Números, Cálculo, Fundamentos de Geometria e Álgebra Linear, está em fase de teste para incentivar ainda mais os maiores destaques no POTI. Ótimos frutos surgiram desta iniciativa e é um desejo que isso seja ampliado nos próximos anos.

Além de treinamentos desenvolvidos pelo IMPA, anualmente são divulgados editais para desenvolvimento de competições regionais matemáticas. A maior competição regional exclusiva do estado do Paraná é a Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM)  (http://www.mat.ufpr.br/oprm/). Este projeto é vinculado também ao DMAT e trata-se de uma competição matemática voltada para alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio para alunos de escolas públicas ou privadas do estado do Paraná, que ocorre anualmente desde 2016. Essa competição cresceu muito desde sua primeira edição que contou com cerca de 1.200 participantes em 2016, e em 2018 este número cresceu 10 dez vezes, cerca de 12.000 participantes. O motivo do crescimento foi a forte divulgação entre as instituições de ensino participantes que viram este projeto como uma oportunidade para motivar ainda mais seus alunos no estudo da matemática.

Isso mostra que estes projetos estão atraindo cada vez mais os professores de colégios e universidades e também os alunos. Para os professores de colégios tais projetos são excelentes para mostrar destaque de seus alunos e de suas instituições de ensino. Isso gera prestígio e incentivo através de competição saudável entre as escolas, que vão aperfeiçoando ainda mais o ensino de matemática para seus alunos. Do ponto de vista dos professores de universidades é um caminho para devolver à sociedade o investimento em educação de qualidade e gratuita no ensino superior, tornando mais acessível e motivadora a matemática aos alunos de ensino básico. E por fim a atração para os alunos é ter um reconhecimento ao se aprofundar em matemática, obtendo destaques e prêmios nas diversas competições que participem, de modo a abrir futuros caminhos à universidade, e inclusive aumentar as chances de bolsas de iniciação científica e pós-graduação.

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