em

Operário das ferrovias verdes

 

Peterson Strack
O Operário Ferroviário tem seu nome ligado à pujança econômica da cidade

 

Simetria, espelhamento, metade para cá, metade para lá, completa a alegoria. Remete a outros tempos, na contagem dos momentos que passam pelo campo. Verde das matas, verde nos encantos e na abundância vegetal, analogia que esparge do pavilhão nacional. A vontade também corre sobre um tapete verde, pés e pernas com sede de ir adiante. Sempre a imagem da habilidade que remonta a coordenação cinzelada em boa vontade. Cena que se impregnou no imaginário da memória da localidade. Verdade de quando os homens eram fortes na vida ferroviária.

Em cada município, espaço cultural, uma identidade que perpassa a economia e segue marcando a característica de seu povo. Do alto de uma colina, vista de hoje, uma linha imaginária corta a paisagem dos campos. Desde a Vila de Ponta Grossa, independente do montante da atividade, há linhas e ferrovias no espaço imaginal da cidade. Fundado em maio de 1912, o Operário Ferroviário Esporte Clube adentrou e fez morada na cultura das ferrovias impregnada. Raízes que remontam ao que já foi, sem jamais abandonar o que não esmoreceu. Dos anos centenários, os clubes lançavam seus hinos. Românticas versões para uma visão idealizada. Um ode aos próprios ímpetos nos desejos contemplados. Curiosamente, em nossos tempos de tecnologia e sonoridade digital, soam bucólicos e distantes, quase não se podendo mais da modernidade abarcar. Seriam os gestos, os anseios, a se remediar? Um aglutinado de identidades que se associam a uma forma comum de gostar.

O cenário sofre gritantes modificações em cada tempo, à sua passagem. O que fixa em nós o prumo da seguridade? Se sei quem sou, estaria certo do que não sou? Quem é e quem está? Quem veio para ficar e quem abandona sem alardear? Sempre as mesclas que se imiscuem sem parar. Como os trilhos que cortam, que vão e que voltam, mesmo que nunca mais voltem, sempre se confortam na nostalgia a lembrar. Inda hoje, na representação esportiva, carinho preferencial da comunidade, se assenta em nós a identidade que tem raiz ferroviária. É um trilho que corta, que apita e informa, mesmo longe da estação,há um espaço onde também embarca o coração.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.