em

Os benefícios da casca do limão

CASCA DE LIMÃO?

SIM! Não importa a variedade (galego, cravo, taiti ou siciliano), o limão é extremamente benéfico à saúde graças aos seus compostos flavonóides glicosídeos, ácido fólico e vitaminas, principalmente a vitamina C, que por possuírem ação contra os radicais livres, protegem as células do envelhecimento e enfermidades. O que a maioria das pessoas não sabem, que muitas das suas propriedades está na sua CASCA.

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

O limão é originário da Ásia, chegando à Américas no século 16 através das navegações. No Brasil se tornou popular durante a gripe espanhola em 1918, onde vendido a preços altíssimos, era o único recurso natural para as pessoas carentes.

EXISTEM COMPROVAÇÕES CIENTÍFICAS?

Muitas! Como:

  • O International Journal of Humanities and Social Science (2013) relatou que os indivíduos que consomem suco de limão diariamente, apresentaram uma queda significativa em seu LDL (mau colesterol)
  • Em aldeias na África Ocidental, onde há epidemias de cólera, pesquisadores descobriram que o suco tem um forte efeito protetor contra a doença incluindo-o nas refeições
  • A vitamina C é muito necessária para a síntese do colágeno, ajudando a reconstruir tendões, ligamentos e ossos, sendo portanto útil na artrite reumatoide e osteosporose.                              .
     
  • A American Urological Association detectou que o suco do limão pode eliminar a ocorrência de cálculos renais porque impede a formação dos cristais que dão origem às pedras
  • Estudos da Universidade Federal Fluminense concluíram que o álcool perílico proveniente do limoneno é capaz de inibir câncer cerebral
  • O limoneno é um componente químico presente no limão. Ele tem efeito calmante, trazendo conforto e tranquilidade – e, portanto, sendo um ótimo aliado a pessoas que sofrem de ansiedade.
  • Tomar suco de limão é benéfico para pessoas que sofrem de problemas cardíacos porque ele contém potássio, controlando a pressão arterial.

LIMÃO NÃO PROVOCA GASTRITE?

Isto é um mito do limão. Pelo contrário! Depois de ingerido, o limão não permanece na forma ácida, ele se transforma em sais alcalinos no organismo, ou seja compatíveis com a acidez do estômago (pH)

COMO USAR A CASCA DO LIMÂO?

Nunca ferver! Por possuir muitos compostos voláteis em sua casca, a fervura inativa suas propriedades. Aconselha-se fazer a infusão da casca do limão em água pré-fervida por três minutos em recipiente com tampa.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA CASCA DO LIMÃO AOS VEGETARIANOS?

Por ser rico em vitamina C e ácido cítrico, o limão estimula a absorção do ferro não-heme pelo organismo.  Fato importante para os vegetarianos, que necessitam exclusivamente desse tipo de ferro para garantir os níveis de ferro.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.