em

Pais Olímpicos

Lilian Arai

Médica pela FMUSP

[email protected]

 

 

Ver o filho recebendo uma medalha de ouro em uma olimpíada científica é uma emoção indescritível. Mas o que está por detrás disso?

Existe uma magia que envolve as olimpíadas científicas. O mundo dos olímpicos é fascinante para quem faz parte dele. Só quem vive nesse mundo entende quão viciante, extenuante e excitante é ser aluno olímpico.

É incrível como, em algum momento, nasce uma paixão por estudar. Esses alunos descobrem as olimpíadas ou são descobertos por elas. Aqueles que seguem esse caminho conquistam vagas nas melhores faculdades no Brasil ou mundo afora. Estudar com paixão abre inúmeras portas de oportunidades. No entanto, nem tudo é tão fácil. Aprender exige dedicação e empenho. A medalha representa o prêmio pelo resultado desse esforço. O problema é que, nem sempre, essa medalha chega. Por isso, são muitas medalhas invisíveis nessa trajetória, entendendo como medalha invisível, aquela que só é vista por quem reconhece quanta abnegação e esforço foram necessários, mesmo quando não se obtém as melhores classificações.

Entretanto, essa não é a realidade para a maioria das famílias. É um grande desafio transmitir esses valores aos filhos, dentro do contexto do mundo atual, que dá um valor extremo ao prazer momentâneo. Fotos de viagens, sorrisos, festas e beijos são retratados como sendo a felicidade. Cumpre-se as obrigações da semana apenas para curtir ao máximo os finais de semana e as férias. Vivemos num mundo que valoriza o “espertinho”, mas o nerd é ridicularizado. Os pais se preocupam em dar tudo que não tiveram aos seus filhos, sendo reféns da infantocracia. As crianças não batalham por nada e exigem tudo que querem, sem paciência para esperar.

Por outro lado, existem pais que criam seus filhos para que eles tenham sucesso na vida. Roubam-lhes a infância, preenchendo suas rotinas com aulas e atividades extracurriculares em busca de uma boa preparação para o futuro. Importante ressaltar que, para seu bom desenvolvimento, o que a criança mais precisa é brincar e ser criança. Infelizmente, muitos pais se preocupam mais com a medalha do que com todo o processo envolvido na aprendizagem.

Dessa forma, buscar esse ponto de equilíbrio é o grande segredo. Ensinar que estudar é uma responsabilidade que a própria criança precisa assumir. Se por um lado existem pais que buscam oferecer o mundo embrulhado com um laço de presente, outros exigem resultados e comprometimentos que roubam a magia do mundo infantil.

Vale lembrar que uma caminhada de sucesso no mundo olímpico depende também da relação aluno-família-escola. Escolas que oferecem oportunidades para que seus alunos se despertem para a busca de conhecimento, colocando em evidência os bons alunos para que inspirem os mais novos, conseguem transformar nerds em mitos. Muitos alunos descobrem a paixão por estudar ao serem bem preparados e orientados para conquistarem medalhas em olimpíadas e ao viajar o mundo para representar o Brasil nas olimpíadas internacionais.

 

Nota: “A autora é médica otorrinolaringologista formada pela USP com estágio no Japão e atua em São Paulo (capital) no seu consultório. Possui um casal de filhos, sendo o filho participante de olimpíadas científicas, nas quais ganhou mais de 30 medalhas, dentre elas, as olimpíadas internacionais de Física e Astronomia. Foi aprovado na Caltech, Princeton, Columbia, UC Berkeley, Duke e Poli-USP. Optou em fazer a graduação e mestrado pela Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia, EUA). Atualmente trabalha na Oracle, no Vale do Silício. A filha não participou de olimpíadas. Seus interesses eram mais voltados à patinação artística e voluntariado. Como excelente aluna ingressou na primeira turma de Medicina do Hospital Albert Einstein estando atualmente no 4º ano do curso. A autora é idealizadora de um Grupo no Facebook chamado “Pais Olímpicos” e, idealista no assunto, exerce sua especialidade com foco em distúrbios de aprendizagem, além de orientar aqueles com alto rendimento acadêmico.”

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.