em

Por que a autoridade é fundamental no processo de adaptabilidade?

Crescer

Quando falamos em adaptabilidade, já explicamos aqui na coluna Visão Empresarial, significa você estar mais apto a desempenhar num determinado ambiente. “Ad” no sentido de mais, e apto. Portanto, adaptar-se é moldar a si mesmo para ser mais apto no seu desempenho em determinado ambiente, em determinada empresa. A questão é que quando você quer desempenhar lembre-se de que deve conquistar a autoridade e algumas pessoas confundem autoridade como sendo uma derivação da palavra autor quando na verdade autoridade significa aquele que faz aumentar, que faz crescer.

 

*****

Mapear

Logo, é aquela pessoa que quando chega num determinado ambiente, numa determinada organização, contribui, evolui e a faz crescer, a fazer mais. Por isso é necessário que todo profissional entenda que quando chegar num ambiente novo deve primeiro mapear todo o comportamento que lá existe. Deve também entender os motivos pelos quais algumas pessoas se comportam daquela maneira, principalmente entrando nessa nova organização de mente aberta, esvaziando seu copo de experiências da empresa anterior e buscando entender, de copo vazio quais são as experiências, os processos, os costumes que são valorizados nesta nova organização.

 

*****

Reconhecimento

Agindo assim a pessoa tem capacidade de mapear os motivos pelos quais as pessoas fazem e agem de determinada maneira. Sem esse cuidado o profissional fatalmente poderá cometer um erro gravíssimo na sua vida que é agir de maneira ansiosa, de maneira sem cautela e consequentemente não sendo o mais apto para aquele ambiente, lembrando que mais apto significa estar adaptado. Resumindo, conquiste autoridade que é ser reconhecido como alguém que faz mais, que faz as coisas crescerem utilizando a inteligência e se tornando cada vez mais adaptável ao ambiente onde você está trabalhando.

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.