Consequências
Todos os dias os profissionais estão tendo que tomar decisões no cotidiano das empresas assim como nós no corriqueirodia-a-dia da nossa rotina, também tomamos decisões o tempo todo. A diferença é que quando tomamos decisões apenas para a nossa vida em particular todas as consequências estão circunspectas, estão restritas à nossa própria vida também. Já no mundo corporativo não é assim. Quando tomamos uma decisão existe um conceito de repercutividade que nos leva a entender que toda decisão irá gerar consequências muito além daquilo que nós podemos imaginar e perceber.
*****
Repercutir
A repercutividade nas decisões nos faz entender que diferentemente da nossa vida pessoal e em alguns casos até mesmo na nossa vida pessoal as decisões corporativas acabam repercutindo num ambiente muito maior do que podemos sequer perceber. Um bom exemplo é aquele profissional que decide de repente tomar uma atitude mais enérgica no seu ambiente de trabalho acreditando que isso é meramente um sinal de profissionalismo. Por mais que ele entenda que a sua vida profissional lhe pertence, ele tem de agir, tem de trabalhar com uma equipe.
*****
Entendimento
Nesse caso, apenas por conta de um ato de individualidade poderá conquistar a antipatia e consequentemente perder a colaboração e a solidariedade dos seus colegas ou pior, perder e enfraquecer a liderança que tem na sua equipe. Resumindo, todo profissional deve entender que no ambiente corporativo suas decisões devem ser sempre pautadas por dois ângulos. Em primeiro lugar o que ele entende que é correto e em segundo lugar qual é a repercussão que esse entendimento e essa atitude irão implicar na sua equipe. Pense nisso!
Luciano Salamacha