em

Por que a solidariedade será fundamental para a retomada da normalidade depois da crise?

Sólidos

Segundo o dicionário solidariedade significa ato de auxiliar outra pessoa, ato de querer de alguma maneira retribuir algum tipo de benefício que se recebeu ou então o ato gratuito de auxiliar outra pessoa. Entretanto quando procuramos a etimologia da palavra descobrimos que solidariedade vem de sólido que significa firme, inteiro, ou seja, em bom português solidariedade é o ato de ser pleno, completo, para estar devidamente capacitado a auxiliar outras pessoas. Esse talvez seja o grande aprendizado que essa crise poderá deixar de legado para todos nós.

*****

Preparo

Na hora em que as coisas se tornam complexas, na hora em que sentimos que parece que nada de bom pode acontecer é a hora também de olhar para dentro. É a hora em que todos nós temos de assumir todas as qualidades e principalmente transformar todo o preparo que tivemos até então em ações práticas para poder reverter a crise e o momento delicado que vivemos. Ser solidário é ser inteiro e para isso temos de ter em mente que sem preparo, sem aproveitar esse momento de parada para fortalecer todas as nossas competências será muito difícil de sermos devidamente solidários.

*****

Aprendizado

Não adianta nada você querer auxiliar outras pessoas se você também não é capaz de auxiliar a si mesmo, se você não é capaz de resolver as próprias situações, se você não é capaz de dar a si mesmo um pouco de confiança, um pouco de solidez. Resumindo, solidariedade será muito importante porque exige que você, para auxiliar os outros, também esteja devidamente sólido, firme, consistente e para isso você deve focar no aprendizado e no seu desenvolvimento. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.