em

Por que algumas pessoas apresentam dificuldades na hora de resolver problemas na empresa?

Contaminados

Por incrível que pareça, é mais comum do que se imagina profissionais apresentarem problemas na hora de resolverem problemas dentro das empresas. E por isso, nesta semana, separei dez regras que podem auxiliar esses profissionais a melhorar o seu desempenho. A cada dia apresentarei duas dessas regras e a primeira é que cada problema tem um tamanho próprio e ponto. Pode parecer óbvio, mas é preciso explicar. Algumas pessoas são contaminadas pelas emoções que surgem quando determinada situação aparece. Determinadas pessoas se deixam contaminar pelas emoções que surgem naturalmente de forma inconsciente em algumas situações e quando menos percebem estão dimensionando além do que deve ser feito nesse problema.

 

*****

Deturpar

Elas deturpam a real validade, a real importância daquela situação. Assim, a regra número um é para que as pessoas se lembrem de que um problema tem um tamanho e pronto. Você não precisa elevar, e deve inclusive se esforçar em evitar deturpar o tamanho desse problema. A regra número dois diz para que você não permita que a outra parte faça isso com você, não permita que a outra parte deturpe o tamanho de um problema. Às vezes, você profissional tem muita coerência, muita consciência do que realmente representa aquela situação, aquele problema. Entretanto, na medida em que vai compartilhando informações, na medida em que houve os argumentos, reclamações, lamentos e pedidos da outra parte, pode se deixar contaminar e quando menos perceber você alterou a sua racionalidade, a sua visão sobre aquela situação.

 

*****

Processo

Resumindo, regra número um, lembre-se que um problema tem um tamanho e pronto. Não permita que você deturpe esse tamanho, que você eleve a situação, aumente a criticidade dela. E a regra número dois, não permita que a outra parte faça isso com você. Assim você cria um processo para se proteger daqueles impulsos que você tem e também se proteger dos argumentos que a outra parte pode utilizar para deturpar a sua visão sobre aquela realidade. Amanha comento mais duas regras para auxiliar empresários e profissionais a resolver problemas no dia-a-dia.

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.