em

Por que algumas pessoas não conseguem se organizar na empresa?

Ordem

Quando o assunto é organização no ambiente de trabalho é importante que as pessoas conheçam dois conceitos complementares, mas que têm uma certa independência. O primeiro deles é “O que é gestão?” e o segundo “O que é auto-gestão?” A gestão propriamente dita é quando você tem um conjunto de recursos e sobre eles incide algum tipo de comando, algum tipo de orientação para a organização. Significa em bom português que quando você tem um conjunto de recursos ou um conjunto de pessoas dentro da empresa, e é necessário colocar ordem no trabalho delas, muitas vezes você coloca alguém mandando; um chefe, um líder que determina o que cada um deve fazer.

*****

Limites

Do outro lado há o princípio da auto-gestão que é o efeito de em vez de você colocar um chefe, um líder, você permite que as próprias forças existentes criem um modelo de equilíbrio. Algo mais ou menos assim: eles estabelecem entre si quais são as regras, quais são os paramentos, os limites e consequentemente a própria equipe estabelece qual é o método de controle e de distribuição de tarefas. Quando pessoas não conseguem se organizar significa que elas têm dificuldades para trabalhar em ambientes de auto-gestão e a melhor saída é justamente parar de forçar, parar de querer achar que as pessoas sozinhas vão achar o caminho para a solução desse problema.

*****

Eleger

Em vez disso o melhor é abandonar a auto-gestão e voltar ao método clássico da gestão, elegendo quem será o responsável para determinar o quem e que irá fazer dentro da equipe. Lembre-se, quando não há maturidade para a auto-gestão insistir nesse modelo é só causar mais confusão do que alegrias dentro da empresa.

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.