Visão Empresarial
Por que algumas pessoas têm dificuldades de se relacionar com a outra parte na hora de resolver um problema?

Regras

Quando nós temos um problema precisamos nos relacionar com a outra parte que se sente prejudicada, que de alguma maneira tem alguma reclamação. A grande questão é que violamos regras básicas para a solução de problemas, assunto que estou comentando nesta semana aqui na coluna Visão Empresarial. Já disse que a regra número um é que cada problema tem um tamanho e pronto; a regra número dois é não permita que a outra parte deturpe o tamanho do problema; a regra número três é não se prenda a uma solução e regra número quatro, ouça porque a solução virá junto com a argumentação da outra parte.

 

*****

Personalidade

A regra número cinco diz para não projetar no outro uma expectativa que se comporte tal qual você se comportaria. Eu já ouvi de profissionais que não fariam o que a pessoa fez e não falariam o que a pessoa falou. Claro, cada pessoa tem uma personalidade. Quando você não espera que o outro se comporte como você se comportaria a decepção fica mais distante e você tem mais calma para conduzir a situação. A regra número seis vai complementar a regra número cinco e diz para aceitar e compreender o comportamento do outro. Em bom português significa que cada pessoa teve uma formação pessoal e profissional que a faz achar que a maneira com que se comporta é normal e não ofende a outra parte.

 

*****

Compreender

Entretanto, quando você recebe uma argumentação do outro, ainda que seja ofensiva, tente compreender porque ela fala dessa maneira. Tente aceitar que esse é o jeito dela falar, mas aceitar não significa que você concorda com aquilo que ela diz. Você pode muito bem aceitar a maneira como ela fala, mas não concordar e continuar tendo a sua opinião. Isso é importante para manter o foco para a construção de uma solução e principalmente para não complicar ainda mais o problema. Resumindo, regra número cinco: não projete no outro a expectativa do seu próprio comportamento e regra número seis: aceite e compreenda o comportamento dos outros. Amanhã coloco as regras sete e oito que estou comentando esta semana para você gerenciar problemas na sua empresa. Para a coluna Visão Empresarial

Luciano Salamacha